Domingo é dia de clássico em Salvador. Tudo bem que o tradicional Ba-Vi só acontece no domingo da semana que vem, dia 12 de fevereiro, em Pituaçú, mas é no Barradão que o mais esperado clássico Ba-Vi vai ocorrer neste domingo: Vitória x Bahia de Feira.
É difícil falar deste confronto sem voltar ao Baianão de 2011, quando o Vitória tinha a faca, o queijo, o empate e a torcida na mão para conquistar o sonhado pentacampeonato, até ser surpreendido pelo Bahia de Feira, que venceu a partida no finalzinho e levou o caneco para o interior. Como disse o volante Mineiro em reportagem ao portal A Tarde Online, essa derrota ainda está “entalada na garganta”. Não só na dele.
O jogo deste domingo põe em cena o atual campeão e melhor time da competição frente a um tradicional e grande clube do cenário nacional. Essa rivalidade aumenta ainda mais quando é lembrado o fato de se tratar de um time da capital contra um time da maior cidade do interior. Um verdadeiro clássico, uma verdadeira revanche.
Para o combate, o técnico Toninho Cerezo vai contar com os retornos do zagueiro Gabriel Paulista e do atacante Marquinhos. Rildo segue fora. Na lateral-direita, segue a dúvida: Dimas ou Léo. Certo mesmo é Mineiro, em alta, e um dos poucos titulares presentes no vexame de 2011, o jovem tem sede de vingança.
Já o Tremendão, como é conhecida a equipe de Feira, vem com o mesmo time que tem atropelado os adversários. O técnico Arnaldo Lira – o mesmo que dirigiu o time na conquista de 2011 – terá apenas um desfalque: o meia Raylan, revelação neste início de campeonato, cumpre suspensão automática. Sua vaga é disputada pelo jovem Mauricio e pelo experiente e ex-Rubro-Negro, Jackson. O artilheiro João Neto está confirmado.
Campeonato Baiano 2012 – 6ª Rodada
Vitória x Bahia de Feira
Data: Domingo, 05 de fevereiro de 2012, 17h
Local: Estádio Manoel Barradas (Barradão), Salvador-BA
Arbitragem: Lúcio José Silva de Araújo, assistido por Djalma Silva Ferreira Júnior e Carlos Vidal Pereira de Oliveira
Escalações:
Vitória: Douglas, Léo (Dimas), Gabriel, Dankler e Wellington Saci; Uéliton, Rodrigo Mancha, Mineiro e Lúcio Flávio; Marquinhos e Neto Baiano. Técnico: Toninho Cerezo
Bahia de Feira: Dionatan; Thiago Granja, Paulo Paraíba, Menezes e Weritinho; Carlos, Lau, Johnattan e Maurício; João Neto e Carlinhos. Técnico: Arnaldo Lira.