Ao final da partida em que o Vitória acabou derrotado para o Vila Nova por 1 x 0, selando o rebaixamento para a Série C, muitos ainda estavam atônitos e tristes pelo acontecimento, porém algumas perguntas já estavam rondando e uma delas sobre a continuidade do trabalho de Wagner Lopes à frente do comando técnico do clube para a próxima temporada.
Na coletiva pós-jogo, o treinador comentou sobre essas perguntas:
“O que entra em jogo aqui é o que vai ser feito pra voltar pra série B e voltar pra A, o que entra em jogo é como vai ser reorganizado o time, o que entra em jogo é qual o planejamento que a diretoria pretende pro clube. Tem muitas perguntas que a gente sabe que são necessárias, nesse momento de tristeza, de comoção geral, porque ninguém queria isso pra um clube centenário do tamanho do Vitória.”
E é sobre esse planejamento que umas das principais perguntas envolve o próprio técnico. Wagner Lopes chegou já com a missão de tentar salvar a equipe do rebaixamento e, no segundo turno, conseguiu fazer uma campanha de meio de tabela, porém a péssima campanha no primeiro turno pesou bastante.
Pelo bom trabalho dentro do possível, apesar de culminar na queda, Lopes manteve sua responsabilidade e indicou o desejo de continuar:
Para que isso aconteça, serão necessárias muitas reuniões com a diretoria, segundo o próprio. E além disso, muitas mudanças deverão ocorrer para que ele continue no cargo para 2022:
“É primordial e urgente a reformulação do elenco. E essa reformulação é mais profunda. Acredito que o planejamento já tenha sido feito, as pessoas que entraram nessa nova diretoria são pessoas capazes e inteligentes e sabem que precisa dessa reformulação. O nível de profundidade vai depender do nível de investimento, por isso tem que sentar e conversar, com muitas reuniões.”
Wagner Lopes, de 52 anos, encerra seu contrato oficialmente neste fim do mês de novembro com o Vitória. Deve se reunir com a diretoria para conversar uma possível renovação até 2022, porém o custo salarial mais o planejamento do elenco (o rubro-negro não poderá contratar de janeiro de 2022 até julho de 2023) serão barreiras que dificultarão um acerto.
No comando do Leão foram 24 jogos com sete vitórias, 10 empates e sete derrotas.