Início Notícias Tour da Taça: Barradão receberá visita da “orelhuda” da Copa do Nordeste

Tour da Taça: Barradão receberá visita da “orelhuda” da Copa do Nordeste

Num bate-papo com a imprensa, o presidente da Liga do Nordeste, Alexi Portela Jr., falou sobre a competição

780
Foto: Diogo Lima / Arena Rubro-Negra

Na manhã desta sexta-feira (10), ocorreu um café da manhã no Hotel Sheraton da Bahia, promovido pela Liga do Nordeste e o Esporte Interativo para promover o Tour da Taça entre as cidades que tem representantes na Copa do Nordeste 2017.

Foram convidados pessoas da imprensa e crônica esportiva baiana, recepcionados por representantes da Esporte Interativo, emissora que transmite todos os jogos da competição, e por Alexi Portela Jr., presidente da Liga do Nordeste. Dentre os presentes, ainda estavam Milton Dantas, presidente da federação sergipana de futebol e Amilton Gomes, presidente do clube Itabaiana, único dirigente de clube presente.

Em um bate-papo com todos, Alexi Portela Jr. falou sobre os rumos que a competição pode tomar futuramente. Hoje com 20 clubes participando, a ideia é que seja somente com 16, com possibilidade de criar uma fase classificatória, algo semelhante com a Libertadores. Outra mudança que pode vir ocorrer é a garantia do campeão ter participação confirmada na edição seguinte, mas o número de vagas por federação é algo a ser debatido, se aumenta ou diminui o número de vaga de um estado em que o campeão esteja filiado.

Além disso, o campeão da Copa do Nordeste não irá enfrentar as fases iniciais da Copa do Brasil, já entra direto nas oitavas-de-final. Antes, o campeão teria uma vaga na Sulamericana, como ocorreu na edição anterior, porém com a reformulação que a Conmebol promoveu no fim do ano de 2016, a CBF resolveu retirar a vaga, alegando que seria mais justo um time conseguir a vaga através de um certame nacional ao invés de uma competição somente regional.

Porém um dos principais problemas para maiores mudanças é o calendário. A CBF, que regulamenta a Copa do Nordeste, disponibiliza 12 datas para os jogos, o que impossibilita a criação de uma “segunda divisão”, como muitos já propuseram. Assim, muitas federações estão reformulando seus estaduais. O presidente da federação sergipana, Milton Dantas, falou sobre mudanças e comparou com o Baiano: “enxugando o campeonato, com poucos times, para que as datas se encaixem, pois a Copa do Nordeste valoriza os estaduais já que muitos clubes querem uma vaga e para isso tem que ir bem no estadual.”, comentou.

O atrativo da competição vem sendo os valores pagos aos clubes que participam, valor que quase triplicou desde 2013. Todo clube que está na fase de grupos, ou seja, só em participar, já ganha uma cota de 600 mil reais cada, pra efeito de comparação, ao passar da primeira fase da Copa do Brasil, o Vitória recebeu 440 mil reais. Ainda na Copa do Nordeste, caso o clube chegue às quartas-de finais, receberá 450 mil. Nas semifinais, 550 mil. Chegando às finais, o clube vencedor recebe 1 milhão e 250 mil, enquanto o vice receberá 550 mil. Totalizando, o campeão levará o valor de 2 milhões e 850 mil, enquanto o vice, no total, levará 2 milhões e 150 mil, isso atuando em todos os jogos. As federações levam 10% de toda a receita líquida da competição, que hoje gira em torno pouco mais de 20 milhões de reais. Logo, levam 2 milhões.

Foto: Diogo Lima / Arena Rubro-Negra

“Espero que a gente continue nessa progressão. Por isso que a imprensa é muito importante, temos que abraçar essa competição. Em 2010 quando foi feita a competição, quando estávamos conversando com o Esporte Interativo, eu disse que o Vitória não participaria, ou muda a competição ou não participaria. Em 2011, muitos patrocinadores ligaram pra Miltinho [na época, diretor da Liga do Nordeste] e Eduardo [Esporte Interativo] perguntando se não iria ter a competição. Mesmo eu achando que não daria certo, foi um sucesso pros patrocinadores, então é importante a imprensa e os torcedores abraçando, fazendo com que a competição cresça.”, comentou Alexi Portela, em conversa exclusiva com a reportagem do Arena Rubro-Negra.

Portanto, para atrair mais os torcedores, será montado um stand no Barradão nesse sábado (11), na partida entre Vitória e América-RN pela terceira rodada da Copa do Nordeste, que acontece a partir das 16h. Lá os rubro-negros poderão ver a “orelhuda” de perto e chamar o hexa esse ano.


Deixe sua opinião