Início Colunas Memórias do Leão 2003… A Copa do Brasil que o rubro-negro não esquece

2003… A Copa do Brasil que o rubro-negro não esquece

19

É sabido que a melhor campanha do Vitória em uma Copa do Brasil ocorreu no ano de 2010. Finalista, o Leão chegou tão perto do título que o time está na memória de muitos torcedores. Assim como a campanha de 2004, em que o Decano chegou na semifinal e por pouco não antecipou sua ida para a final. Mas a Copa do Brasil de 2003, é um inesquecível fato vermelho e preto.

Apesar de não ter sido a grande campanha de destaque do Vitória na competição, 2003 foi um ano que se iniciou com conquistas do Baiano e Nordeste. Um time fulminante de garotos vindos da base como Alecsandro, Nadson, Dudu Cearense e Leandro Domingues, ilustravam os jogos do Barradão daquele ano com seus lançamentos imprescindíveis e seus gols cada vez mais corriqueiros.

O Leão fez seu primeiro jogo na Copa do Brasil daquele ano contra o Tocantinópolis, com um time titular que foi poupado em jogos do Baiano. Alecsandro e Samir marcaram os gols do 2 a 1 que garantiu a vitória. Com um 1 a 0 no Barradão, o Rubro-Negro avançou para enfrentar o Atlético-RR. Na ida, a dupla Allan Delon e Nadson garantiram o 2 a 1, enquanto no Barradão, não houve sobras para visitantes com dois gols de Nadson, dois de Alecsandro e um de Allan Delon.

Apesar da geração de ouro, até aí a Copa do Brasil de 2003 nada tinha de especial. Acontece que o Vitória enfrentou o Palmeiras nas oitavas de final. Naquela de noite de 23 de abril, o velho Parque Antártica viu quatro gols saírem dos pés do atacante Nadgol, que marcou o placar de forma memorável. Além dele, Zé Roberto, Dudu Cearense e Marcelo Heleno balançaram as redes do time paulista, que marcou apenas dois gols para a fúria da torcida alviverde, que já carregava o fardo de um rebaixamento no Barradão. A reação intempestiva da torcida fez até com que torcedores rubro-negros presentes tivessem que deixar o estádio mais cedo.

Vitória goleou o Palmeiras por 7 a 2 em pleno Parque Antártica.

O Vitória passou de fase levando um tranquilo 3 a 1 e caiu diante do Flamengo nas quartas de final após duas derrotas. Ainda assim, a campanha que levou o Leão entre os oito primeiro colocados, jamais é esquecida pelas bordoadas de Nadgol ao gol do pentacampeão Marcos no inesquecível 7 a 2. Essa e outras histórias estão presentes no livro Memórias do Esporte Clube Vitória, que já está em pré-venda e precisa do apoio da torcida. Acesse: catarse.me/memoriasdovitoria e apoie a obra.


Deixe sua opinião