A vida do torcedor rubro-negro não anda nada fácil. Depois de péssimo resultado e partida igualmente terrível do time do treinador Wagner Lopes, o Leão só tem mais 12 rodadas para tentar escapar de uma série C cada vez mais próxima. O Vitória hoje ocupa a 18ª posição no campeonato, com 25 pontos em 25 jogos.
O pior é que as próximas rodadas serão de muita pedreira. Hoje, às 21h30, o Leão pega o Botafogo, vice-líder da competição com 47 pontos. No sábado, novo confronto contra postulante à série A, o Goiás. Até o final do campeonato, o Vitória ainda pega Avaí, Vasco e CRB, na reta final da competição, nas rodadas 34, 35 e 36, respectivamente. No total, são cinco jogos contra equipes que disputam o acesso.
Confrontos diretos
Quando o assunto são os confrontos diretos, o Vitória também vai ter a chance de tirar pontos de adversários diretos na luta para fugir do rebaixamento. O Leão pega Confiança, Brasil (RS), Ponte Preta, Cruzeiro e o Vila Nova na última rodada.
O que poderia ser um alento já que são jogos vistos de seis pontos, acaba se tornando uma preocupação já que, no primeiro turno, o Vitória só venceu a Ponte Preta nesses confrontos, empatou com Cruzeiro, Confiança e Vila Nova e perdeu para o Brasil de Pelotas. Apenas 40% de aproveitamento.
Se esse aproveitamento de 40% se estendesse para as 12 disputas, mesmo assim, o Vitória não fugiria de degola, já que segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Rubro-Negro teria de ter um percentual de 42% de pontos ganhos para chegar aos 40 pontos, o que não é o mais seguro, mas que, levando em consideração os últimos dois anos de Série B, seria o suficiente para o Leão escapar do decréscimo.
Hoje o Vitória tem a chance de começar a reverter esse quadro revoltante para o torcedor e reduzir o risco de queda que hoje é de mais de 70%. Triste realidade.