Início Notícias CBF altera o Ranking Nacional de Clubes

CBF altera o Ranking Nacional de Clubes

3

A CBF, através do seu diretor de competições, o Virgílio Elísio,  anunciou na última terça-feira a mudança no critério para a formação do Ranking Nacional de Clubes. Anteriormente e até o final deste ano eram levados em conta todos os resultados de todos os clubes em competições de nível nacional desde 1959, agora será levado em conta apenas os últimos cinco anos. A pontuação ficará da seguinte forma: os desempenhos mais recentes serão multiplicados por cinco, os do ano posterior por quatro, até o último, ao logo dos cinco últimos anos, que terá peso um.

Ainda não foi divulgada uma nova tabela atualizada tendo como base o novo critério. A última apresentado foi feita no final do ano passado sobre o antigo critério. Nesta o Santos liderava e a dupla Ba x Vi apareciam respectivamente em 19º e 20º lugar. A nova atualização será dada ao final da atual temporada, prevista para o dia dois de dezembro, ou seja, dia três, no mais tardar dia quatro, a nova tabela será apresentada.

No comunidado, essa mudança na elaboração do ranking tem como objetivo privilegiar os resultados mais recentes obtidos pelos clubes. Será atribuida pontuações para todos os participantes das Séries A, B, C e D, além da Copa do Brasil. É  importante deixar claro também, que o último colocado de uma divisão sempre pontua mais que o campeão da série inferior. O novo formato visa ainda preservar os times que disputam a Libertadores e, por conta disso, ficam fora da Copa do Brasil. A eles, são atribuídos mais 400 pontos de bônus (o mesmo de quem chega às quartas de final da competição).

O Ranking Nacional de Clubes é usado principalmente para apontar os participantes da Copa do Brasil. Os dez primeiros colocados têm vaga garantida na competição nacional independentemente de seu desempenho nos campeoantos estaduais.

Para nós rubro-negros, uma “vantagem” foi conquistada com esta nova atualização. Com isto, haverá uma mudança que nunca havia ocorrido desde a criação do RNC. O Bahia, que foi líder do ranking entre 1959 e 1966, e que ocupa a 14ª colocação desde a última atualização, ficará atrás do nosso glorioso Vitória com os novos critérios. Ainda não há as posições definidas para os dois times baianos, mas é certo que o Rubro-negro levará vantagem sobre o Tricolor. Fazendo uma breve projeção, se as duas equipes mantiverem as suas respectivas posições nas atuais Séries A e B, o Vitória terminará o ano com 9.950 pontos, enquanto o Bahia acabará com 8.967, e mesmo se vencer todos os jogos e terminar numa improvável 5ª colocação, e ver seu rival também ficar em quinto na Série B, o Tricolor não conseguirá terminar à frente do Leão da Barra.

Isso tudo porque as últimas temporadas pesam bastante para esta virada histórica na tabela. O Vitória foi vice-campeão da Copa do Brasil em 2010 e duas vezes quadrifinalista da competição (2009 e 2012), além de ter sido 10º colocado na Série A, em 2008. O Rubro-negro, neste período, permaneceu na elite do futebol brasileiro por três temporadas, enquanto o Bahia está concluindo sua segunda. As campanhas ruins na Série B e na Copa do Brasil dos anos de 2008 e 2009 contribuíram para a baixa pontuação do Tricolor neste período.


Deixe sua opinião