O Vitória encara o seu primeiro clássico dentro de campo em 2014 neste domingo, a partir das 16 horas no estádio Roberto Santos, o Pituaçu, em partida válida pelo Campeonato Baiano. O adversário é o Bahia, segundo colocado no Grupo 3 do estadual com quatro pontos ganhos. O Leão lidera o Grupo 2 com seis pontos e 100% de aproveitamento.
A expectativa é de um bom público no Pituaçu para acompanhar o duelo entre os dois principais times do estado. De acordo com a fórmula deste campeonato e a disposição dos times no grupo, o Vitória provavelmente só encontre o seu único rival local classificado a essa fase em uma possível final. Atualmente o Galícia, única equipe de Salvador ainda na competição além do Leão, está na terceira colocação do Grupo 03, com cinco pontos conquistados, mesmo número do segundo colocado, o Conquista.
Favoritismo – Graças ao bom rendimento em 2013, o Vitória sai na frente no favoritismo da torcida e da imprensa para esse clássico. O famoso BaVi foi disputado em seis oportunidades no ano passado, sendo que o Rubro-Negro venceu três (com duas goleadas históricas, inclusive na reinauguração do estádio da Fonte Nova) e empatou duas. O clube é o atual campeão do estadual e levantou a taça deste em nove das últimas doze oportunidades.
O atacante Dinei marcou quatro na goleada de 7×3 no primeiro jogo da final do ano passado, na Fonte Nova. Neste domingo ele estará novamente em campo. (Foto: Robson Mendes/ Correio*)
Mas para o técnico Ney Franco, favoritismos e fragilidades do adversário são desconsideráveis. O treinador que não poderá contar com a principal peça do time no clássico, o meia Escudero, vai apostar novamente na experiência do lateral Juan para ocupar o setor. Com isso o garoto Euller começa como titular pelo lado esquerdo. Outros três garotos também iniciam a partida; são eles o lateral Mateus Salustiano, o volante José Welison e o meia Mauri. No banco Willie fica de fora por contusão, mas o volante Marcelo foi relacionado e estará a disposição durante a partida. O ataque será formado pela dupla Marquinhos e Dinei.
Bahia – Eliminado na Copa do Nordeste e ainda sem embalar no Baianão a equipe de Lauro de Freitas aposta no clássico a chance de driblar a maré ruim. Sua principal peça no elenco também pode estar fora do time pro jogo. O meia Pittoni se recupera de dores musculadores e pode dar lugar ao ex-rubro-negro Uelliton. Outro ex-rubro-negro que estará em campo é o argentino Maxi Biancucchi. O atacante que ainda não marcou desde que saiu do Vitória espera balançar as redes contra o seu ex-clube. Se perder o jogo o Bahia perde também o seu técnico, Marquinhos Santos.
Vitória x Bahia
Campeonato Baiano – Segunda fase, 4ª rodada ________________________________________________________________________
Data: Domingo, 23 de fevereiro de 2014, às 16h
Local: Estádio Governador Roberto Santos (Pituaçu), em Salvador-BA
Arbitragem: Arilson Bispo da Anunciação, assistido por José Raimundo Dias da Hora (CBF/BA) e Luiz Carlos Silva Teixeira (CBF/BA)
Vitória: Wilson; Ayrton, Rodrigo Defendi, Matheus Salustiano e Euller; José Welison, Cáceres, Mauri e Juan; Marquinhos e Dinei. Técnico – Ney Franco
Bahia: Marcelo Lomba; Madson, Titi, Lucas Fonseca, Guilherme Santos; Fahel, Rafael Miranda, Uelliton (Pittoni); Maxi Biancucchi; Rhayner e Marcão. Técnico – Marquinhos Santos