Se tem uma posição que hora ou outra vem dando dor de cabeça aos torcedores, são as laterais. São poucos jogadores que conseguem se firmar na posição e, os que conseguem são por falta de concorrência.
Na lateral direita, os últimos que tiveram boas atuações foram Apodi e Nino Paraíba, ainda assim sem unanimidade. Hoje temos o jovem Diogo Mateus, emprestado pelo Internacional, que vem dando conta do recado, porém há contestações devido ao jogador ser suspenso regularmente pelo terceiro amarelo.
Se a discussão for voltada para a esquerda, aí as queixas são maiores. Se perguntar ao torcedor qual o último lateral-esquerdo que agradou, as respostas serão variadas e podem datar de tempos atrás. Talvez o último bom que passou foi Juan, mas em sua fase de 2013, pois em meados de 2014 já era bastante questionado. Os jovens da base Mansur e Euller não agradam quando atuam. O primeiro então já foi negociado. Esse ano, o ambidestro Diego Renan chegou acima do peso e vem evoluindo a cada jogo, agradando torcida e técnico.
Por essas e outras que o técnico Vágner Mancini pode estar procurando outro lateral no mercado, dessa vez um que jogue pelo lado direito que interessa. Em entrevista ele comentou: “Estamos tentando dentro de um mercado que não está fácil […] estamos atrás de um outro atleta para que eu não tenha que toda hora ficar deslocando o Diego (Renan), apesar dele fazer muito bem porque é destro”, ao mencionar que precisou improvisar um lateral esquerdo na direita por falta de opções no elenco.
Mas o torcedor pode se perguntar: “E o Romário?”. Pois é, as informações que chegam é que o jovem lateral, revelado na base, está afastado do elenco e não deve mais jogar pelo time esse ano. O motivo? Deficiência técnica. O longo tempo parado e a falta de sequência prejudicaram o lateral que não consegue entrar no ritmo. Vale lembrar que Romário voltou ao time no meio de 2014, um pouco mais de um ano fora jogando no exterior, após ter deixado o clube no início de 2013 com um imbróglio envolvendo justiça.
O técnico Mancini e a diretoria do Vitória não divulgaram nomes específicos que estão sendo analisados para a lateral-direita, ao que pode surgir também da base, principalmente do time sub-20, finalista do Campeonato Brasileiro da categoria. Vale lembrar que além de Alef (que faz parte do elenco sub-20), o rubro-negro ainda conta com o jovem Guilherme.