O Universo/Vitória realizou neste sábado (5) uma ação inédita no Brasil, que é comum nos Estados Unidos: uma seletiva para encontrar jovem talento no basquete e premiá-lo com uma bolsa de estudos universitária.
A seletiva, batizada de Rising Star, foi promovida pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e o Vitória, separados em duas partes: a apresentação de documentos na Universo, que fica na Avenida ACM, sendo a parte prática no Ginásio de Cajazeiras, onde os jovens puderam mostrar suas habilidades.
Ao todo foram 100 inscritos, jovens que tinham entre 17 e 21 anos participaram em uma extensa “peneira”, que teve como a estrela escolhida o jovem Marcelo Roque Conceição Rocha Filho, 21 anos, soteropolitano. Marcelo integrará a equipe do Universo/Vitória na temporada 2017/2018, disputando o Baiano (em agosto), a Liga Sulamericana de Basquete e o NBB 10.
Além de fazer parte do elenco, o jovem ganhou uma bolsa integral (100%) em um curso EAD pela Universo. O curso escolhido foi Educação Física: “Um presente de Deus! Um presente de Deus, de Deus mesmo. Essa bolsa, 100% (integral) pra mim foi tudo. Tudo o que eu queria. Tudo o que eu queria. Agradeço muito a Deus por tudo”, completou Marcelo, emocionado.
O técnico Régis Marrelli também elogiou bastante a iniciativa:
“É uma iniciativa fantástica. É uma forma de valorizar os patrocinadores e pessoas envolvidas no projeto. Isso dará espaço para mais baianos na equipe e ajudará a desenvolver o basquete baiano, a fazer o basquete ganhar ainda mais relevância aqui na Bahia. Apesar de o basquete ter crescido bastante na Bahia, ainda há muito a ser feito e essa iniciativa é muito importante para isso.”.
O primeiro compromisso do Universo/Vitória na temporada que inicia, é o Baiano de Basquete que tem previsão de início no mês de agosto, aguardando a confirmação da tabela pela Liga Baiana de Basquete, em parceria com a Sudesb.