Que a torcida rubro-negra sempre abraçou o time, não é novidade. Desde o acesso na temporada passada, o público vem aumentando consideravelmente no Barradão, reflexo disso é o aumento no quadro associativo e também na média de público: detém a maior nesse início de Série B. Contudo, isso tem trazido à tona algumas fragilidades do clube e algumas consequências nada boas.
Também não é novidade a velha e conhecida reclamação sobre o acesso ao estádio em dia de jogo, principalmente quando é casa cheia. Os problemas já começam no transporte público, que apesar de ter uma linha de ônibus do metrô na Paralela ao estádio pela Via Mário Sérgio, ainda não é suficiente pra atender a demanda. E essa mesma via, em questão de segundos engarrafa com a quantidade de veículos que tentam trafegar. O mesmo acontece quem tenta vir pela av. São Rafael, pela Via Regional e até mesmo pela Estrada Velha do Aeroporto.
Outro problema bem específico é o estacionamento do estádio. São diversas reclamações durante os anos desde o “afunilamento” na entrada e saída, muitas vezes causados por agentes de trânsito, aos portões fechados antes da hora (ou bem depois). Alvo de muito debate ainda por conta das resenhas e churrascos, o estacionamento foi o local mais comentado na última partida e não por um bom motivo.
Neste domingo (14), após o fim da partida, os torcedores que se dirigiam ao estacionamento foram surpreendidos por um apagão. As luzes nos postes do local desligaram e geraram um caos para quem estava ali. O Arena Rubro-Negra recebeu inúmeros relatos de roubos, furtos e confusões que ocorreram tanto no local quanto nas imediações, vítimas tanto no estacionamento quanto do lado de fora. Nas redes sociais é possível ler diversos relatos e também torcedores pedindo que o clube melhore as condições tanto do estacionamento quanto do acesso.
A reportagem do Arena entrou em contato com a Prefeitura de Salvador, com a Coelba e o próprio clube. Confira abaixo a resposta de cada órgão:
- COELBA: questionada sobre o apagão, a concessionária de energia elétrica afirma que “questões relacionadas a iluminação pública (postes que iluminam as vias), bem como sua manutenção, são de responsabilidade da administração municipal”, com a Coelba tendo sua atribuição ao “fornecimento de energia às residências, unidades comerciais e etc.”.
- PREFEITURA: através da SEMOP, a prefeitura nos passou que “referente a falta de iluminação na rua Arthêmio Valente, ontem (14), próximo ao Barradão, a Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (DSIP) informa que os técnicos foram ao local e verificaram que houve queda na iluminação devido as ligações clandestinas e atos de vandalismos na rede.”.
- ESPORTE CLUBE VITÓRIA: o clube, por meio de Iuri Cardoso, diretor Patrimonial, informou que infelizmente anda ocorrendo sobrecarga de energia. “A Coelba já foi sinalizada para tentar sanar o problema o quanto antes. Pedimos a compreensão dos torcedores e comerciantes em relação as ligações clandestinas, pois isso também está causando a sobrecarga e estamos tendo esses apagões temporários.”.