Um ano derrotado em jogo em apenas 90 minutos de futebol e que não contará com o apoio do grande responsável pelas conquistas do Vitória nos últimos anos: o torcedor. Quando entrar em campo na noite deste domingo (16), às 18H30, na Arena Condá, contra a Chapecoense um filme passará na cabeça de todos que estiveram presentes nas derrotas da equipe nesta temporada.
Sem ter conquistado nenhum resultado relevante em 2014, o Rubro-Negro joga os 12 meses do seu catastrófico ano. Baiano, Copa do Brasil e Sul-Americana saíram das nossas mãos quando menos imaginávamos, mas é o momento de esquecer esses resultados e culpados e pensar somente no futuro do Vitória na Série A. Para esta final antecipada, já que o adversário de hoje soma dois pontos a mais do que o Leão na tabela, o técnico Ney Franco conta com a volta do meia Marcinho e barra um dos jogadores mais veteranos e criticados: o lateral Juan. Mansur assume a vaga dele e promete “novo gás” no setor. Ainda contundido, Luís Gustavo segue fora, fato que faz com que José Welison continue com a camisa cinco. O restante da equipe é o mesmo que foi derrotada pelo São Paulo.
Apesar de ser pouco conhecida no cenário futebolístico, a Chapecoense não será novidade para o Vitória neste duelo. Isso devido à escalação de diversso jogadores que já passaram pelo futebol baiano, entre eles, Júnior Timbó, Jussandro, Diones, Ricardo Conceição, Bruno Silva e Zezinho. Destaque para Timbó, oriundo das divisões de base leonina, e Diones, algoz do título baiano do Bahia de Feira e do Bahia da capital. Além de todos eles, Jorginho, que treinou o Vitória durante boa parte do campeonato, também é outro conhecido dos jogadores.
Destaques
Segue aqui o meu protesto em não apontar nenhum destaque dos titulares que entrarão em campo nesta noite. Nós somos um site imparcial e feito por torcedores. E, rubro-negro, assim como todos, estamos chateados com as últimas atuações desta equipe e do ano de se lembrar (para não repetir). O Arena Rubro-Negra é da torcida e não trará a hipocrisia de descrever um ponto chave do Leão neste jogo. O destaque é você, torcedor, que mesmo neste momento difícil, segue confiando na permanência na primeira divisão.
Do lado adversário o fato casa é a maior arma da Chapecoense. Na Arena Condá o alviverde conseguiu seus maiores triunfos na competição, a exemplo do histórico 5×0 no Internacional. Na Série A a equipe não perde em casa desde a 14º rodada, quando foi derrotada pelo Figueirense. Ao total os comandados de Jorginho somam sete vitórias, seis empates e três derrotas jogando em seus domínios. Que a quarta venha hoje.
Como foi dito no início deste pré-jogo, torcedor, o seu time jogará a quilômetros de distância de você, mas isso não indica que a nossa força e vibração não será sentida. Torça, ore, reze e clame por este resultado. O Vitória não precisa de onze, o Vitória precisa de vocês.
Ficha Técnica
Chapecoense x Vitória
Campeonato Brasileiro – 34° rodada
Local: Arena Condá, em Chapecó (SC)
Data/Hora: 16/11 – 18h30 (de Salvador)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (FIFA/SP) e Vicente Romano Neto (SP)
Chapecoense: Danilo; Fabiano, Rafael Lima, Douglas Grolli e Jussandro; Ricardo Conceição, Bruno Silva, Diones (Zezinho) e Junior Timbó; Tiago Luis e Leandro (Bruno Rangel). Técnico: Jorginho
Vitória: Wilson; Nino, Roger Carvalho, Kadu e Mansur; José Welison, Cáceres, Richarlyson e Marcinho; Edno e Dinei. Técnico: Ney Franco