Início Colunas Memórias do Leão A primeira viagem do Vitória para Maceió

A primeira viagem do Vitória para Maceió

11

No último sábado, o Vitória jogou mais uma vez na cidade de Maceió. Tendo como adversário o CRB, o Leão reviveu um confronto que dura com o clube alagoano desde o longíquo ano de 1948, quando visitou a cidade pela primeira vez e lá enfrentou seus clubes locais. Hoje vamos relembrar a primeira ida do Decano para a capital alagoana e seus primeiros confrontos.

Antes da década de 40, o Vitória havia feito sua primeira excursão para fora da Bahia no ano de 1936 quando visitou Recife e fez alguns jogos na capital pernambucano. No retorno de Pernambuco para Salvador o clube parou em Maceió determinado a fazer alguns jogos contra os times do estado. Mas devido a uma confusão entre jogadores e a imprensa local os jogos acabaram por não acontecer.

A oportunidade surgiu em 1948 quando na primeira semana de março o Vitória viajou para a Maceió enfim determinado a enfrentar as equipes tradicionais, ali fazendo pela primeira vez um confronto com o CRB. No dia 6 de março, o Leão foi derrotado pelo placar de 3 a 1 pelo escrete alvirrubro. A reabilitação da equipe rubro-negra porém aconteceu no dia seguinte, vencendo o CSA com sobras pelo placar de 6 a 3 no estádio do Mutange, frente à um público que observou o jogo por detrás do muro do estádio azulino.

Foto colorizada do confronto no estádio do Mutange, onde o Leão venceu o CSA com uma goleada em 6 a 3. Obs: Apesar da escrita na foto, a imagem é de 1948. (Acervo de Ubiratan Brito)

Após a goleada sob o CSA, o Leão pretendia fazer mais uma partida em Maceió, novamente contra o CRB. O rubro-negro que havia pedido a revanche contra a equipe local teve seu convite para um segundo confronto negado. Assim, restou ao Vitória o regresso para Salvador com uma derrota e uma vitória na conta. Mesmo assim, a imprensa repercutiu que o CRB negou um novo jogo temendo ser goleado.

Um jornal de 1948 repercutiu que o CRB temia uma goleada do Vitória. (Acervo de Ubiratan)

A revanche aconteceu cerca de dois anos depois, no dia 4 de março de 1950, quando o Vitória enfrentou o CRB novamente em Maceió. Desta vez o Leão não perdoou e derrotou o time alvirrubro pelo placar de 3 a 0, dando início num confronto regional que já soma quase trinta jogos nos seus mais de setenta anos de história.


Deixe sua opinião