Início Matérias “A situação financeira do Vitória é mais grave que imaginávamos”, avisa Ricardo

“A situação financeira do Vitória é mais grave que imaginávamos”, avisa Ricardo

10

O novo presidente do Vitória, Ricardo David, e o novo diretor de futebol do clube, Erasmo Damiani, concederam entrevista coletiva à imprensa na manhã desta quarta-feira (20/12), no Barradão. Seis dias após assumir a gestão, Ricardo David contou que já inicia os trabalhos sob o alerta de dificuldades financeiras, mas com a animação de buscar outras receitas para o Leão da Barra.

“A situação financeira do clube é pior do que a gente imaginava. Francisco Salles (vice-presidente) está fazendo todo o aprofundamento financeiro porque esta é uma área muito sensível, onde devemos ter muita responsabilidade, mas a situação é mais grave do que imaginávamos. Isso não quer dizer que o aspecto financeiro seja impeditivo para o Vitória fazer um boa temporada. Não. Nós vamos buscar novas receitas, que não seja apenas com a venda de atletas. Porque hoje se vende um bom atleta para ter dinheiro para comprar um bom atleta. O que nós queremos é ter outras alternativas além de transacionar atletas como David e Trellez, por exemplo. Não são necessidades imperiosas hoje do Vitória vendê-los. Nós estamos buscando essas alternativas”, destacou.

Ricardo David também ressaltou a chegada do novo diretor de futebol, Erasmo Damiani, que possui perfil vitorioso especialmente na montagem de equipes jovens, como ocorreu no ouro olímpico  pela Seleção Brasileira nas últimas Olimpíadas.

“O Vitória precisa resgatar uma das maiores forças da sua história que é a sua divisão de base. Nós somos conhecidos nacional e internacionalmente como um dos clubes que mais revelaram talentos. Mas, nos últimos anos, nós perdemos um pouco dessa força. Ao convidar Damiani para fazer parte do projeto, desde o início, foi essa a nossa intenção. Um cara que tem conhecimento aprofundado dos vários atletas de base e aliado a uma consciência que tem do mercado profissional brasileiro. E essa é a principal razão de trazer Damiani para o Vitória. Fortalecer a nossa base.”

VEJA OUTROS TÓPICOS TRATADOS POR RICARDO DAVID

CONTRATAÇÕES

Nós não vamos ter nenhum pacotão de reforços. Nós estivemos com o Mancini e ele nos colocou de maneira muito clara que se sente absolutamente confortável para iniciar a temporada com o que nós apresentamos para ele. E nós vamos  fazer a qualificação do elenco durante toda a temporada. O Vitória não vai mais parar de qualificar o elenco. Essa é a nossa metodologia. Nós sentimos muito quando chegamos aqui no Vitória e observamos que não temos um centro de inteligência com uma base de dados para acompanhar os atletas que nós queremos contratar. Então, as contratações estão em curso e, à medida que forem se efetivando, nós vamos anunciá-las. Mas nós não estamos nessa correria de que até o dia 3 de janeiro nós vamos anunciar 20 atletas porque nós já vimos que isso não dá certo. Não adianta ter este tipo de atitude.”

PERFIL DA EQUIPE

“Eu tive a oportunidade de conversar com o Mancini presencialmente na segunda-feira e conversamos sobre as necessidades do Vitória. E, com certeza, nós vamos começar a disputar Copa do Nordeste e Campeonato Baiano fortes. Mas o que a gente pontuou é que, os jogadores que vierem agora, já fazem parte do plantel que estará conosco para o Campeonato Brasileiro. Nós não vamos trazer atleta agora para o Campeonato Baiano e depois, lá na frente, chegarão outros que virão suprir as carências. Eles já vão chegar dentro do perfil de time jovem e rápido que o Mancini deseja para todo o percurso. E estamos vendo isso na base também. Já estamos vendo indicações para fazer a transição da base para o profissional. Porque nós não vamos incluir jogador da base como moeda de troca, como aconteceu em temporadas anteriores com o Yan e com o Nicson, por exemplo. Isso não vai mais acontecer no Vitória. É uma decisão. Então, nós já estamos identificando atletas para esse período de transição. Nós temos que ter espaço para o jogador da base subir tranquilamente para o profissional.”

PRIMEIROS PASSOS

“Nós elegemos três prioridades desde que assumimos. Um aprofundamento do levantamento financeiro do clube, ou seja, ver a saúde financeira do Vitória. Segunda prioridade, negociação dos atletas com contrato vencendo e, terceira, contratações de novos atletas.

OUTRAS RECEITAS

“A primeira receita para fugir da ideia de vender atletas para se manter será através dos patrocinadores. Já tivemos reuniões com a Caixa e nos reunimos com mais três pretensos patrocinadores. É isso que  estamos buscando. Nós vamos começar o ano clamando também pelo sócio-torcedor. Pela presença deles. Se a gente for observar no mercado que um clube como o Sport Recife, da mesma região econômica e dentro das mesmas dificuldades, tem 40 mil sócios, o EC Vitória não pode ter só 8 mil sócios. Além disso, nós queremos ampliar o licenciamento de produtos da marca EC Vitória para mostrar que esta marca pode agregar valor às empresas.”

BASE

“Eu estive conversando com o Carlão. Eu vi as coisas de perto lá no sub-20 e nós temos boa expectativa para a Copa São Paulo. O clima é de muita confiança da equipe. Eles vão encontrar espaço no profissional. Dentro da nossa meta, eu quero que, pelo menos, 11 jogadores oriundos da base estejam compondo o profissional ao final de 2018. Tudo vai ser providenciado para que isto seja cumprido. Se não for possível aqui, nós vamos buscar fora.”

BAIANÃO

“O Campeonato Baiano é absoluta prioridade para agente. Vai ser um teatro do que a gente quer apresentar neste novo formato de clube”.


Deixe sua opinião