Após a euforia do esperado anúncio por parte da diretoria do Vitória sobre a definição da Puma como o novo fornecedor de material esportivo do Clube, começa surgir a preocupação em torno da gestão e qualidade dos uniformes que devem vestir os atletas durante as próximas quatro temporadas.
A interrogação do torcedor não deve passar desapercebida pelos mais críticos e, principalmente, pela diretoria. É só retornarmos no tempo e lembrar que, após uma oferta tentadora, no final de 2008 o Leão rescindiu com a Penalty para assinar com a Champs, mas com um casamento infeliz o clube retornou no ano seguinte aos braços da Penalty, que por sua vez também não foi dos melhores relacionamentos.
A qualidade do serviço desenvolvido pela Puma, uma das três maiores fornecedoras de material do mundo esportivo, é indiscutível. Na realidade o que aflige os rubro-negros é a Fílon Confecções Ltda., fabricante terceirizada que intermediará as ações entre o time baiano e a empresa alemã, até então desconhecida pelo torcedor.
O repórter do Arena Rubro-Negra, Flávio Sande, conversou com o diretor de marketing do Vitória, Adilson Baptista e questionou se o padrão dos uniformes seguirá layouts idêntico ao de clubes europeus que também são desenvolvidos pela Puma, mas com qualidade inferior. “Isso não existe! Nunca o Vitória faria uma parceria como a que o Bahia fez com a Nike/Netshoes. A Fílon é apenas a fábrica da Puma no país, visando que ela não tem fornecedor de material esportivo no Brasil”, explicou Baptista, lembrando dos problemas que o tricolor baiano enfrenta com a Netshoes.
Sobre o material utilizado na confecção das camisas de jogo, Adilson aproveitou para tranquilizar os torcedores mais exigentes e foi enfático ao afirmar que, “os novos uniformes do clube seguirão o padrão mundial desenvolvido pela empresa alemã. O material dos uniformes não será diferenciado dos outros times que a Puma patrocina, pois obedece um padrão de qualidade”.
O diretor também confidenciou ao Arena que já existe um layout definido para o modelo 2014, mas preferiu manter segredo e disse que qualquer informação sobre a nova linha só será divulgada no dia 13 de maio, data em que o clube completa 115 anos.
A informação de que o modelo da camisa número 1 já foi apresentada ao rubro-negro, bate criteriosamente com a conversa que o site teve com um conselheiro do clube. Segundo a fonte, a Puma já teria apresentado o modelo para o conselho. A turma aprovou e a camisa terá um detalhe em degradê na lateral. O valor também está sendo discutido. As camisas da Puma são as mais caras do mercado e tem um valor de 199,90 a 249,90, porém no rubro-negro, o valor da camisa deve ser entre 199 e 209 reais, existindo a possibilidade de ser produzida uma réplica mais barata.
O novo patrocinador de uniforme esportivo do Vitória já trabalha com as seleções da Itália, Uruguai, Camarões, Chile, entre outras seleções, além de grandes clubes do futebol mundial como o Arsenal, Borussia Dortmund, Sporting Clube de Portugal e o Peñarol.
No Brasil, os atletas do Botafogo, Goiás, Atlético Mineiro e Paysandu já levam o emblema da Puma nos uniformes.
Foto: Mantos do Futebol