O Vitória empatou em Teresina neste sábado (25) e pode se dar por satisfeito com o ponto levado para casa, porque não mereceu vencer. A partida contra o Altos-PI terminou com mais chances desperdiçadas do time piauiense do que qualquer poder de reação do Rubro-Negro, que mais uma vez não fez boa partida.
Era o primeiro jogo de João Burse como treinador do Leão e as mudanças na equipe titular não foram nada surpreendentes. Retornos de Alemão, Léo Gomes e Eduardo e o retorno de Alan Santos na zaga rubro-negra após contusão. Com pouco tempo de casa, não deu para perceber mudanças positivas na formação de Burse. O Leão continua o mesmo improdutivo no ataque e com deficiências no setor de meio de campo.
Foi, inclusive, um jogo difícil de assistir. O Altos-PI se mostrou um time mais agressivo no ataque durante todo o jogo, o que rendeu boas chances para que a lei do ex acontecesse e o centrovante Manoel marcasse. A sorte foi que Lucas Arcanjo e Marco Antônio salvaram em oportunidades claras de gol.
Na virada do primeiro para o segundo tempo, João Burse percebeu que o time estava perdendo muito no meio de campo e sacou o apagado Eduardo para a entrada de João Pedro. Roberto também entrou no lugar de Gabriel Santiago. Apesar de não ser dos mais habilidosos, o volante João Pedro conseguiu fazer uma partida melhor que a de Eduardo, tentando ele mesmo distribuir as jogadas. Na parte defensiva, o Leão passou a aceitar mais a posse de bola do Altos-PI, esperando os contra-ataques com Luidy e Foguinho, que entraram logo depois. E foi nos pés de Luidy que saiu o melhor lance do Vitória no jogo, quando driblou dois e deixou livre para Foguinho bater da entrada da área. A bola passou longe.
E agora?
É difícil para o torcedro rubro-negro e até para a imprensa analisar e dizer por onde o Vitória achará uma saída para melhorar dentro de campo. As oscilações de desempenho, especialmente dos atletas da frente, não animam o torcedor. Eduardo, Gabriel Santiago e Rafinha, inclusive, fizeram partida abaixo do esperado. E eles, até então, eram os que mais assustavam os adversários. É esperar para ver o que João Burse pode fazer com essa equipe até o final da fase de classificação.