Após a renúncia do ex-presidente Carlos Falcão, na última segunda-feira, o nome do então advogado do Esporte Clube Vitória, Raimundo Viana, ganhou força como suposto indicado de Alexi Portela para a disputa das eleições da próxima terça-feira. Contudo, a vasta história de Viana na Bahia revela capítulos questionáveis.
Como presidente da Federação Baiana de Futebol entre as décadas de 1970/1980, Raimundo Viana foi protagonista em diversas reportagens publicadas na Revista Placar, enquadrado em condutas autoritárias, manipuladores e de corrupção.
Em uma delas, por exemplo, em 1979, a revista reservou duas páginas para acusá-lo de tentar instituir um suposto “jabá” nos meios de comunicação esportiva da época. Segundo as reportagens, o cartola baiano pretendia fixar o lucro comercial da competição e dividir o restante entre a Federação, os clubes e a imprensa, em troca de comentários positivos e promoção do futebol. A reportagem foi intitulada de “Bahia, o melhor futebol do mundo?” (veja aqui).
Após o encerramento do seu mandato na FBF, Raimundo Viana foi acusado pelo seu sucessor, Márcio Matos, de distribuir centenas de carteiras para assistir aos jogos no estádios baianos de graça. A descoberta aconteceu após a apreensão das cortesias nas mãos de cabos eleitorais, que trabalharam para Viana nas eleições para deputado (veja aqui).
Mais recentemente, em 2008, como procurador de Combate à Corrupção e Improbidade Administrativa do Estado, o advogado foi denunciado pelo Ministério Público após envolvimento em um processo irregular referente ao controle de ações e sócios do Consórcio Marítimo da Bahia (Comab), responsável pela travessia entre São Joaquim e Bom Despacho. Ele e outros três foram acusados de formação de quadrilha, falsidade ideológica e estelionato qualificado (veja no Correio* matéria na íntegra sobre o caso).
Encontra-se facilmente essas e outras histórias reveladoras de Raimundo Viana com uma simples pesquisa em um buscador na internet. Ou, pra facilitar, clicando aqui.
Foto: EC Vitória/ Divulgação (com edições)
[…] O candidato à presidência do Vitória, Raimundo Viana, se defendeu das acusações no “Caso Comab”, lembradas em meio a um levantamento feito por este Arena Rubro-Negra na semana passada (veja aqui). […]