Início Colunas Memórias do Leão As melhores estreias do Vitória na Série B

As melhores estreias do Vitória na Série B

28

A Série B do Campeonato Brasileiro é palco de muitos dos jogos memoráveis do Vitória. Participante da competição em momentos diversos de sua história, o Leão disputou a segunda divisão pela primeira vez ainda na década de 80, com a antiga Taça de Prata. Porém, foi na década de 90 que o clube jogou pela primeira vez uma ‘segundona’ após um descenso. De lá para cá, as idas e vindas com direito a algumas a jogos da subida de tirar o fôlego da nação, foram ponto alto das participações rubro-negras. Porém, na coluna de hoje, vamos relembrar as melhores estreias do Decano jogando a divisão de acesso do Brasileirão.

1 – Vitória 5 x 1 Avaí (2007)

Voltando de sua primeira participação na Série C, o Vitória estreou na Série B de 2007 com toda pompa. No Barradão, o Leão escreveu o primeiro capítulo de sua segunda subida para a Série A, vencendo o Avaí por 5 a 1. Recém-campeão baiano, o Rubro-Negro abriu o placar aos 30 minutos com gol de Jean de cabeça. Logo em seguida, o experiente Sorato – que havia substituído o artilheiro Índio – marcou o segundo tento e não demorou muito para emendar o terceiro gol do jogo. O time catarinense ainda marcou de cabeça, mas teve um atleta expulso na segunda etapa, abrindo caminho para a goleada no Santuário. Joãozinho marcou de pênalti e saiu para a entrada de Hugo Henrique finalizou o resultado.

2 – Vitória 3 x 0 Ponte Preta (2023)

O jogo do último domingo, 16, ficou marcado como a segunda melhor estreia do Vitória em uma Série B. Pela segunda vez voltando da terceira divisão, o Rubro-Negro aproveitou o embalo e goleou seu primeiro adversário na competição, a Ponte Preta. Com direito a gol de falta de Zeca, chute de Osvaldo onde a coruja dorme e Rodrigo Andrade balançando as redes, o Leão deu seu primeiro passo pra uma nova campanha de acesso. O jogo também ficou marcado como o maior público do Vitória em uma estreia de Série B. Os mais de 20 mil pagantes superaram o público de mais de 11 mil pessoas no jogo de 2007.

3 – Vitória 2 x 0 Anapolina (1992)

Após seu primeiro rebaixamento, ocorrido em 1991, o Vitória entrou na Série B de 1992 com o intuito de voltar para a primeira divisão. A trajetória daquele ano, levou o Leão para a final da competição que ainda era disputada em mata-mata. No primeiro jogo porém, um público de 1903 pessoas nas arquibancadas do Barradão viu o Rubro-Negro vencer o time goiano com gols de Jorge Porto e André Carpes. A partida ocorrida no dia 09 de fevereiro foi também a primeira do clube naquela temporada.

Interessado em saber mais sobre a história rubro-negra? Adquira o livro Memórias do Esporte Clube Vitória! Entre em contato via @memoriasdoecvitoria no Instagram e @MemoriasDoECV no Twitter.


Deixe sua opinião