Há exatos nove anos, nove meses e nove dias o Vitória não encara o seu arquirrival Bahia em jogo válido pela primeira divisão do futebol brasileiro. A última oportunidade foi no dia 12 de outubro de 2o03, no estádio Manoel Barradas, o Barradão. O Vitória venceu o jogo por 2×1, de virada. No fim do mesmo ano o Bahia caíra (como último colocado) para a Série B e posteriormente para a Série C, onde amargaria os sete anos mais difíceis da sua história.
Mas contribuir com o rebaixamento do rival não foi crueldade do Rubro-Negro. O Leão tem a vantagem nos clássicos válidos pela Série A do Brasileirão. Foram 22 jogos, oito vencidos pelo Vitória e seis pelo Bahia, com mais oito empates. Manter a hegemonia e aumentar essa vantagem neste domingo vale mais do que números para o Vitória: vale a liderança da competição.
O BaVi deste domingo marca o retorno do maior clássico do Norte/Nordeste à primeirona, em um momento onde os dois clubes vivem bons momentos na competição. O Vitória é o quarto colocado com 13 pontos, a três do líder Botafogo que já jogou nesta rodada. Um triunfo por qualquer resultado garante a ponta para o Leão. O Bahia é o sétimo na tabela, com um ponto a menos quq o Rubro-Negro. A partida será na Fonte Nova, às 16h, e os ingressos estão quase esgotados. Quem apita o jogo é o árbitro Paulo César de Oliveira (SP), assistido por Luiz Carlos Silva Teixeira (BA) e Adson Márcio Lopes Leal (BA). O caldeirão terá todos os temperos baianos de um grande clássico.
Em campo o o técnico Caio Júnior repetirá a mesma equipe que venceu o São Paulo na última rodada. O artilheiro do time e da competição, Maxi Biancucchi, está confirmado pro jogo. No papel o esquema será formado por Wilson; Nino, Gabriel Paulista, Victor Ramos e Tarracha; Michel, Cáceres, Renato Cajá e Escudero; Maxi Biancucchi e Dinei.
Já o Bahia do técnico Cristovão Borges não poderá contar com os volantes Fahel e Diones, e o meia Marquinhos Gabriel, todos suspensos. Feijão e Rafael Miranda devem compor o meio e o atacante Wallyson, recém contratado, deve fazer a sua estréia pelo tricolor. A equipe deve entrar em campo com Marcelo Lomba; Madson, Titi, Lucas Fonseca e Raul; Feijão, Hélder, Rafael Miranda e Anderson Talisca; Wallyson e Fernandão.
Em 2013, na nova Fonte Nova, o Vitória venceu os três clássicos já disputados, sendo destaques as goleadas por 5×1 na estréia da arena e 7×3 no primeiro jogo da final do Baianão. Cinco, sete… em nove anos, nove meses e nove dias, um número 9 no placar não será mera coincidência.
Foto: Eduardo Martins, Ag. A TARDE