Foram quase dois anos de espera, mas, finalmente, o Vitória foi congratulado pelo pegamento da dívida que o Botafogo tinha com o clube após adquirir o atacante Elkeson e vendê- lo ao Guangzhou Evergrande, da China. Pressionado pela Fifa, o clube carioca quitou os cerca de 470 mil que devia.
O alvinegro ficou amaçado pela instituição internacional de perder pontos no Campeonato Brasileiro, mas, com o pagamento feito quase que no limite de tempo que a Fifa deu ao Botafogo, o risco foi descartado. “O Botafogo de Futebol e Regatas comunica que a dívida no valor de 470 mil reais, referente ao caso do atleta Elkeson, foi paga e o clube alvinegro não corre mais riscos de perder pontos no próximo Campeonato Brasileiro”, relatou o site oficial do Fogão.
Falta saber agora o dia a qual o Vitória vai sentir o cheiro da grana, já que o clube baiano agora depende do repasse dos chineses para assim receber o seu direito de clube formador do atleta.
Entenda o caso
Negociado pelo Vitória ao Botafogo em 2011, o atacante Elkeson se destacou com a camisa do time carioca e acabou atraindo o interesse do Guangzhou Evergrande. Com o negócio já fechado, o time chinês acionou a Fifa para denunciar que o alvinegro não havia repassado os cerca de 5% de direitos do Vitória por ser o clube formador. Então, um processo foi aberto e o clube de General Severiano se viu obrigado a depositar o restante da quantia, já que tinha pagado R$ 150 mil em uma parcela inicial.