Início Notícias Colunista “coloca” Vitória entre os possíveis rebaixados do Brasileirão

Colunista “coloca” Vitória entre os possíveis rebaixados do Brasileirão

5
Mesmo com a chance de terminar a 27ª rodada no sexto ou sétimo lugar, time de Ney Franco está a poucos pontos da zona

Um campeonato de altos e baixos. Não apenas para o Vitória, mas para pelo menos outros 13 clubes da edição atual do Campeonato Brasileiro. Para se ter a ideia da “bagunça”, basta um triunfo e o tropeço dos clubes de cima para colocar, por exemplo, o Coritiba, atual 15º colocado, entre os dez melhores da competição. Assim também como com o rubro-negro baiano: caso tropece e os de baixo vençam, a possibilidade de dormir próximo à degola torna-se concreta.

Segundo o blogueiro do UOL, Rodrigo Mattos, a diferença de pontos entre o Vitória e o Vasco, primeiro da zona de rebaixamento, é de apenas 5 pontos. Embora ainda reste 11 partidas e três vagas – partindo pelo pressuposto de que o Náutico está praticamente rebaixado – muita coisa ainda poderá acontecer, contudo, historicamente, uma distância maior ou igual a esta já apareceu em edições anteriores do campeonato, o que demonstra tamanho “aperto” na edição de 2013.

Ainda segundo Mattos em seu blog, para que um time se salve matematicamente da degola nas atuais estatísticas da tabela, basta que sejam conquistados 40 pontos. Já os demais, começando pela Ponte Preta, 19º com 26 pontos, e terminando no Vitória, 6º com 37, porém com menos chances de descenso, o rebaixamento não é nada impossível.

– O grupo sob risco começa na Ponte Preta, 19ª colocada, com 26 pontos. A equipe tem possibilidade real de superar os seis pontos que a separam da salvação, como já ocorreu com o Fluminense em circunstância similar em 2009. Esse grupo acaba no Vitória, sexto. Estão fora da disputa o Náutico, que está longe na lanterna e virtualmente na Série B, e os cinco primeiros colocados, mais distantes à frente. – escreveu o blogueiro.

Desde 2006, quando o campeonato começou a ser disputado com 20 clubes em modo de pontos corridos, na 27ª rodada, a diferença entre o 6º e o 17º colocados sempre foi de, no mínimo, 9 pontos, sendo 4 pontos a mais do que ocorre na edição deste ano. E mais gritante ainda é a diferença dos últimos dois anos: a lacuna era de 14 pontos. É o que afirmam os dados coletados pelo blogueiro.

Quase ao fim da matéria, Mattos não pestanejou em “colocar” o Leão da Barra no grupo dos rebaixados:

– Nesta mesma rodada do campeonato, times que estavam até seis pontos à frente da zona de degola acabaram relegados à Série B no final do Nacional. Foi o que aconteceu com o Coritiba em 2009. Já o Vitória, em 2010, tinha cinco pontos à frente da zona de degola e não escapou ao término da competição. Em resumo, é plausível que o atual sexto do momento acabe na Segundona. – afirmou.

Para Rodrigo, o equilíbrio na disputa contra o descenso se deve aos resultados positivos dos mais prováveis candidatos à degola nesta última rodada de quarta-feira.

– Seis dos sete piores times até então venceram seus compromissos – apenas o Náutico perdeu, enquanto Ponte Preta, Vasco, São Paulo, Criciúma, Bahia e Coritiba triunfaram. – sinalizou.

Foto: Felipe Oliveira / Flickr EC Vitória


Deixe sua opinião