O Vitória joga na próxima quinta-feira (5/1) contra o Cordino (MA) pela pré-Copa do Nordeste. O jogo é eliminatório e acontece às 19h15 no estádio Manoel Barradas, o Barradão. Para a partida, o comandante João Burse teve cinco semanas de pré-temporada e, durante o período, sofreu com duas baixas do time que finalizou as partidas oficiais em 2022.
O meia Eduardo está fora do jogo decisivo por punição do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela briga ocorrida contra o Atlético-CE, ainda na série C. A joia da base pegou três jogos de suspensão em competições realizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ou seja, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série B do Campeonato Brasileiro. No caso do Campeonato Baiano, que é organizado pela Federação Baiana de Futebol (FBF), o jogador está apto para jogar.
Outro que também não está disponível para o dia 5 é o volante Dionísio. Conhecido como motorzinho da equipe do acesso, o atleta teve lesão no ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo e deve estar fora de metade da temporada rubro-negra.
Com isso, uma vaga do meio campo fica aberta na Toca, já que possivelmente a trinca será completa pelo volante Léo Gomes e o meia Diego Torres. Disputam então o espaço dois velhos conhecidos dos rubro-negros.
Um deles é o volante Rodrigo Andrade, que se reapresentou com atraso ao grupo e vai permanecer no elenco após avaliação da comissão técnica do Vitória.
O outro é o volante Gustavo Blanco, que, após uma temporada inteira sem estrear, assinou contrato de produtividade com o clube e pode ser a opção escolhida pelo treinador. Blanco inclusive marcou um dos gols do Vitória no último jogo-treino contra o Itabuna e atuou por 60 minutos durante a disputa.
Agora, resta saber quem vai ser o preferido de Burse para o primeiro jogo da temporada. Qualquer que seja a opção, teremos novidade em relação a 2022. É esperar e torcer!