Com um dia de atraso, a FBF divulgou a escala de árbitros para o primeiro Ba-Vi decisivo do Campeonato Baiano de 2012, que ocorre neste domingo, no Barradão, às 16h. Como era esperado, a condução da partida será feita por um trio de arbitragem de fora do estado da Bahia.
O carioca Marcelo de Lima Henrique vai apitar a partida sendo auxiliado por Altemir Hausmann, da federação gaúcha, e Roberto Braatz, da federação paranaense. Este trio de arbitragem é da Fifa. Para os árbitros baianos não ficarem de fora, foi escolhido como quarto árbitro o Diego Pombo Lopez (CBF) e Kleber Moradillo da Silva (FBF).
Segundo o presidente Ednaldo Rodrigues, o objetivo foi ter um trio de árbitros com experiência internacional no clássico e elogiou os árbitros baianos.
– Para uma partida tão importante como essa, precisávamos ter uma arbitragem FIFA, com experiência comprovada no futebol internacional – disse.
– […] Em 140 jogos disputados pelo campeonato, 138 foram apitados por árbitros da casa. Fizemos um grande investimento na nossa arbitragem, com três etapas de pré-temporada e tivemos resultado satisfatório dentro de campo. Continuaremos lutando para que nossos árbitros cresçam cada vez mais e em breve tenhamos um trio para apitar uma final de Campeonato Baiano – disse.
Foi colocada a carga máxima de ingressos à venda. O setor de visitantes já está esgotado, mas o Vitória não divulgou o número de ingressos vendidos. A partida decisiva será dia 13 de Maio de 2012, data do aniversário do Vitória, no estádio Metropolitano Governador Roberto Santos, o Pituaçu.