Faltando dois dias para as eleições, os candidatos tentam conquistar votos dos conselheiros. O candidato apoiado por Alexi Portela, Raimundo Viana saiu na frente e enviou aos eleitores, uma carta com as suas intenções. O vice-presidente da chapa é o Manoel Matos, diretor das divisões de base do rubro-negro.
O texto enviado aos conselheiros começa com uma breve introdução na qual, Raimundo afirma que foi procurado por vários conselheiros para assumir um “mandato tampão”. Ele contará com o apoio do Conselho Diretor e da sua experiência para liderar o clube nesse momento de transição.
O primeiro ponto abordado pela carta foram as eleições diretas para presidente do clube. Viana se mostrou favorável, mas deixou a mudança sob a responsabilidade do Conselho Deliberativo. No final do tópico, o vice-presidente do Conselho Fiscal afirmou que não tem dúvidas que será o último presidente do Vitória eleito por conselheiros.
No futebol profissional, Raimundo colocou o título da Copa do Nordeste, Copa do Brasil e o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro com o título como metas. Além desses dois pontos, Viana colocou como pontos principais do seu programa, o sócio torcedor, a valorização do futebol de base, a valorização do patrimônio.
Confira a carta-proposta de Raimundo Viana:
Raimundo Viana : Por que sou Candidato.
Após a renúncia do ex-Presidente Carlos Falcão e da convocação pelo Conselho Deliberativo da eleição para o mandato tampão, fui procurado por inúmeros conselheiros que enxergaram em minha pessoa uma candidatura adequada para liderar esse importante processo de transição que viverá o nosso clube. Tive a oportunidade de participar da elaboração do Estatuto vigente e, uma parcela significativa dos companheiros de Conselho viram em mim um candidato adequado e preparado para conduzir os destinos do Esporte Clube Vitória para um ambiente mais moderno e representativo. Sou um jurista de relevantes serviços prestados a sociedade e não me furtarei a emprestar todo o meu conhecimento para a elaboração desse marco institucional da nossa agremiação.
Tenho 74 anos e me considero na plenitude da vida, ainda capaz de colaborar de forma dinâmica e arrojada para tornar o meu querido Esporte Clube Vitória mais vigoroso a cada dia. Minha idade me traz a experiência necessária para conduzir os rumos dessa agremiação centenária na direção da modernidade da gestão do futebol e para isso, vou contar com um Conselho Diretor, composto de pessoas das mais diversas áreas, empresários de sucesso, juristas renomados, administradores, etc, que conferirá a nossa agremiação um verniz moderno e empreendedor, além de grupos especiais de trabalho constituídos pelos mais destacados conselheiros. Os planejamentos estratégico e orçamentário serão ferramentas a serem utilizadas como balizadoras nas tomadas de decisão e direcionadas para a estruturação de um clube de futebol cada vez mais competitivo.
Raimundo Viana : O que penso sobre
1. Eleições Diretas para Presidente do ECV
Tenho a minha vida pautada nos mais rigorosos princípios democráticos e não me furtarei a cooperar com todas as iniciativas para tornar o processo eleitoral da presidência do Esporte Clube Vitória o mais representativo da vontade da maioria dos seus sócios torcedores. Sou a favor da eleição direta, e tenho certeza que o Conselho Deliberativo do clube conduzirá a revisão estatutária baseado nos nobres anseios da comunidade rubro-negra. Não tenho dúvidas que entrarei para história do clube como o último presidente eleito por membros de um Conselho Deliberativo.
2. Futebol Profissional
Trabalharei sem descanso para restabelecer a hegemonia regional do nosso futebol profissional e para isso os trabalhos serão iniciados no dia seguinte a minha posse, pois não há tempo a perder. Buscarei atingir as seguintes metas de curto-prazo : Ganhar a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil e subir para a serie A do campeonato brasileiro, preferencialmente com o título de campeão da série B.
3. Sócio-Torcedor
Entendo que a conduta moderna exige um torcedor mais atuante e participativo da vida do nosso clube e não pouparei esforços para continuar e ampliar as atividades que objetivam o incremento do número de sócios torcedores. Eles são a razão maior da nossa instituição e serão cada vez mais valorizados. Um novo Programa Sou Mais Vitória será imediatamente implantado, contendo muitas características que estão presentes nos programas dos maiores clubes do Brasil e do Mundo. Esperamos que os nossos apaixonados torcedores venham participar mais ativamente do Programa, dando ao clube uma maior capacidade financeira para possibilitar a formação de uma equipe cada vez mais vencedora.
4. Valorização do Futebol de Base
Somos reconhecidos nacional e internacionalmente como um clube formador de talentos e precisamos cada vez mais aprimorar os nossos métodos de captação e formação de nossos atletas. Não pouparei esforços para melhoria e ampliação dos métodos e equipamentos necessários para um aperfeiçoamento de nossos jovens e procedimentos avançados de melhoria de desempenho serão implantados imediatamente em nossa Divisão de Base. Somos e queremos continuar sendo uma Fábrica de Talentos.
5. Valorização do nosso Patrimônio
Temos um estádio próprio e uma das melhores estruturas de treinamento do Brasil e, ainda assim, não estou satisfeito. Esforços serão envidados para que esse patrimônio esteja em sintonia com as mais modernas práticas de futebol de alto rendimento, preparando os nossos atletas para os desafios do futebol moderno. Buscaremos dotar o nosso Barradão de mais conforto e os nossos sócios torcedores serão cada vez mais privilegiados. Novos campos de treinamento serão disponibilizados, bem como toda infraestrutura necessária, que possibilite aos nossos atletas as condições mais favoráveis para o seu aperfeiçoamento técnico e físico.
Tenho certeza que contarei com seu apoio e não nesse momento, mas até o último minuto do meu vitorioso mandato.
Saudações Rubro-Negras !
Raimundo Viana
Candidato a Presidente do ECV
Foto: Flávio Sande/Arena Rubro-Negra