A FBF (Federação Baiana de Futebol) decidiu ontem (10), em Reunião do Conselho Técnico, como será disputado o Campeonato Baiano Sub-20 de 2022. Com a presença de presidentes e representantes dos clubes participantes, o encontro aconteceu no auditório da FBF e foi comandado pela diretoria da entidade, representada pelo seu vice-presidente, Manfredo Lessa, a diretora de competições, Taíse Galvão, e o diretor de registros e transferências, Felipe Quadros.
Com 19 equipes inscritas na disputas, ficou decidido que o torneio contará com dois grupos, um com dez e outro com nove equipes, na fase de classificação. Depois de se enfrentarem em sistema apenas de ida, os quatro primeiro colocados de cada grupo passam pras quartas de final.
Os grupos ficaram divididos entre:
Grupo 01: ABB, Bahia, Camaçariense, Canaã, Catuense, Doce Mel, Juazeirense, Leônico, SSA FC e UNIRB.
Grupo 02: Vitória, Atlântico, Bahia de Feira, Barcelona, Botafogo, Fluminense, Grapiúna, Jacuipense e Vitória da Conquista.
Nas quartas, as equipes serão divididas em quatro grupos e se enfrentarão no sistema de ida e volta, dentro de cada grupo. Os vencedores seguirão para a fase semifinal, onde serão definidos, também em jogos de ida e volta, os finalistas. A fórmula foi proposta pela FBF e aprovada por unanimidade pelos clubes.
Durante a reunião, foi aprovado, também por unanimidade, o adiamento do início do campeonato de março para abril. Com isso, o encerramento da competição ficou previsto para junho.
Em breve, a FBF deve confirmar a tabela e as datas oficiais da competição. O Leão não vence o torneio desde 2017.