Poderia ficar fazendo rodeios, tentando detalhadamente explicar o porquê de o Vitória efetivamente ter chegado nessa situação calamitosa, mas isso demandaria, além de tempo, paciência. Então vamos direto ao assunto, FÁBIO MOTA.
Político nato, advogado e bom administrador, diria boa parte da torcida após uma subida da série C para a série B da forma que aconteceu. Porém, as duras penas, muita verdade vem surgindo e as principais destacados no título: INCOMPETÊNCIA OU SOBERBA?
Se formos puxar o histórico, poderíamos definir a gestão de Fábio Mota e Djalma Abreu como INCOMPETENTE, independente do acesso passado – foram mais de 30 contratações, 4 técnicos e uma sorte de poucos. Se falarmos do recorte de 2023, SOBERBA, figuras carimbadas como incompetentes seguem no Barradão intocáveis – troca-se treinador, contrata-se jogador, mas as “cabeças” pensantes (que trazem e indicam tantas PORCARIAS) continuam por lá.
Disso podemos então dizer que não se trata só de incompetência ou soberba, mas ambos andam de mãos dadas pelo lado da presidência administrativa do Vitória – que não deixa de contar com “velhas” figuras da “situação” (outrora nomeada de CARDEAIS).
O aparelhado Esporte Clube Vitória poderá enfrentar sua pior crise na sua longa história!!!
O inominado-mor, que afundou a nossa centenária instituição ao fundo do poço de 2005, apesar das inúmeras dívidas, deixou ativos que ajudaram o clube a se reerguer, vide a sede de praia que foi vendida ou mesmo jogadores como David Luiz e Hulk, que ajudaram ao outro inominado – aquele que sorri pra baixo e pintam como o paladino da administração – a conseguir os acessos consecutivos a série A. Além disso as cotas de tv davam sustentação. Mas e agora? O clube afundado em dívidas trabalhistas e execuções de contratos não cumpridos, tendo a torto e a direita receitas bloqueadas pela justiça, como ficará sem duas principais fontes de renda do primeiro semestre – COPA DO NORDESTE e COPA DO BRASIL?
Muito pano foi passado para você, Fábio, inclusive eu o fiz, em virtude do histórico de bombas deixadas por Ivã, Ricardo David – esse aqui sumiu, mas as contas toda hora chegam, né? – e pelo inominado-mor, PELA SEGUNDA VEZ. Mas e agora? Sem desculpas!
É certo que você enquanto único dirigente do clube – o resto faz cena – com o auxílio dos que nem deveriam mais estar pisando no Barradão, mas continuam não só palpitando – TODO MUNDO SABE DE QUEM EU FALO – definiram como única prioridade a série B. Ninguém contava com a jogada de Ednaldo Rodrigues em valorizar os estaduais ESSE ano, mas a ZORRA veio e aí? Quase 3 meses de pré-temporada, montagem de elenco PÍFIO até para jogar o antes fraco baianinho, e eminente eliminação de duas competições de forma simultânea. Qual a desculpa da vez? Tempo teve. Dinheiro teve – não nas contas do clube, mas com patrocinadores injetando em compra e pagamento de intermediações de jogadores para virem – vide Leo Gamalho, Gegê, Railan, Zeca e Torres.
Abre o olho. Por menos, um rebaixamento pra B, desclassificação no baiano e copa do nordeste, a ave de rapina renunciou e lero-lero também – esse risco você não corre, já que os principais responsáveis por tumultuar o ambiente do Barradão te apoiam. Mas a torcida do Vitória não é mais besta e inerte, a prova está aí com a criação de grupos de torcida de arquibancada e popular.
Aproveite a tranquilidade do seu ambiente e coloque ordem na casa. Dispensa de jogadores não será suficiente. Os dois diretores de futebol DEVEM ser de imediato mandados embora – MONTEMOR E NORONHA – esse último se duvidar nem a torcida sabe que hoje é dos comandantes do profissional. Com a base sucateada, jogadores com idade estourada ou que em razão da KÁTIA (para bons entendedores meia palavra basta – já dizia Jau), felizmente ainda são ativos do clube, mas são as ovelhinhas podres do rebanho – coloca para respirar outros ares.
É óbvio que vai chegar um NOVO time para a série B. Mas não dá mais pra confiar. Dinheiro torrado e jogado fora. Treinador que chegou e conseguiu piorar o que já estava ruim, além de nas suas coletivas tratar o torcedor como idiota e não conhecedor de futebol – já se foi esse tempo.
Só espero que tenhas o mínimo de decência e ombridade – eu sei que você vai ler – para que o Vitória continue em pé, pois até o “hype” time – torcida foi perdido nesses 2 meses. É a incompetência e a soberba de mãos dadas.
Nessa conta estão:
Rebaixamento pra série C em 2021.
Eliminação na primeira fase do Baiano em 2022 e 2023.
Eliminação na pré-copa do Nordeste de 2022.
Acesso da C pra B – única coisa positiva.
A conta tá negativa e a paciência do torcedor esvaziada, enquanto os salários de vocês estão em dia.
Andrei Fucs
Advogado
Ex-conselheiro
Sócio-Torcedor