Estimados leitores, boa tarde. Após um longo período de observação e constatação, o que temos de perspectivas para nosso glorioso Vitória em 2012? Chegamos até as Quartas de Final na Copa do Brasil e começamos “bem” a Série B. Mas até quando essa maré de sorte irá nos acompanhar?! Parece um comentário bastante pessimista, mas não é. Quem acompanha o Arena Rubro-Negra e principalmente os meus textos irá entender perfeitamente essa reflexão.
2011 era um ano não trazia um cenário tão bom, por ter sido o período seguinte ao rebaixamento e quase nenhuma mudança foi notada durante o período pré-Brasileiro. O que de fato ocorreu foi a desclassificação prematura da Copa do Brasil, para uma equipe de pequeno porte do futebol brasileiro e logo depois, a perda do inédito penta no estadual, para mais uma equipe “sensação” na Bahia.
Muitos poderiam ter sido responsabilizados pelos acontecimentos, mas os que realmente deveriam ter sido mais “atacados”, se isentaram de toda a situação e mudaram o foco apenas para duas pessoas, que acabaram saindo do Leão como os bodes expiatórios e mártires dos fiascos que pudemos acompanhar de muito perto, desde meados de 2010.
Uma nova realidade nos aguardava, e claro, a maior parte dos torcedores apaixonados tinham a maior fé de que ao fim do referido período, nós teríamos o nosso lugar ao Sol. Infelizmente, e não foi por falta de aviso, não saímos da terrível segunda divisão.
O revés do estadual de 2012 estava mais do que previsto. Aliás, para quantas pessoas eu dizia isso no meio do Brasileiro do ano passado, quando nos reuníamos no Barradão?! Nem citarei os nomes aqui, mas todos sempre souberam das minhas opiniões e do que eu alertava e que estava se desenhando para nosso clube. Queria ter errado, mas acabei mesmo acertando.
Neste ano, a competição parece e de fato estará mais acirrada do que em 2011. Tem outros clubes que também estão há 2 anos na Série B, e certamente não irão querer permanecer no certame por mais um período.
Se o Vitória quiser mesmo pegar uma das 4 vagas do acesso, ainda vai precisar mudar muita coisa. O triunfo sobre o modesto Grêmio Barueri deve ser comemorado, mas o futebol apresentado é aquele mesmo que nos acostumamos a ver no ano passado, quando estava instalado o “Bloco do eu sozinho” – time previsível, erros semelhantes em cada partida e a dependência de um único atleta, para que o grupo jogue em função dele.
Todos sabem que nosso Estado tem um dos principais Carnavais do mundo, mas se tem um bloco que parece ter gostado tanto do nosso clube, esse bloco é o “Eu sozinho”. Não podemos nos permitir rever as mesmas situações também nessa jornada que está se iniciando, pois o resultado final desta vez precisa ser modificado!
A indigestão na Toca do Leão precisa cessar! A fera precisa se curar, se reerguer, para voltar a trilhar o seu verdadeiro caminho.
Um abraço para todos e até o próximo post!
Realmente,váárias vezes no ano passado, e até esse ano, antes das finais do baiano, carlos disse que queria estar errado, mas que o título acabara escapando de nós, se tudo continuasse como estava… E na verdade, piorou. A saída de chumbinho(que alegou como motivo principal o fato de que “todo mundo quer mandar no clube”) pra mim foi a maior perda do ano! Ainda acho que dá pra subir, mas se por um acaso isso não acontecer, existirão mais bodes expiatórios e nossa “grande” diretoria vai continuar se isentando de culpas…
A torcida do Vitória poderia pedir interdição ou impitiman da diretoria por improbabilidade administrativa, por serem incompetentes e ferindo o principio base da administração do clube.