Início Jogos Análises Análise de CEA 2 X 0 VIT: O Nordeste não é nosso.

Análise de CEA 2 X 0 VIT: O Nordeste não é nosso.

0

Hoje é um dia triste para os torcedores rubro-negros. O Vitória caiu na semifinal da Copa do Nordeste 2021 para o Ceará na tarde deste sábado (24), na Arena Castelão. Apesar de o Ceará ter um elenco muito superior, o Leão deu trabalho ao time do técnico Guto Ferreira, invicto há 22 jogos na competição.

Até os 19 minutos do primeiro tempo, o Rubro-Negro foi melhor em campo, propondo o jogo com bons toques de bola e jogadas agudas, como a de David, que recebeu cara a cara com o goleiro Richard e perdeu. Mas, no primeiro lance de perigo do Vozão, Raul Prata corta mal a bola, que beija o travessão e fica livre para o meia Vina cabecear com o gol praticamente vazio.

O gol calou o ânimo do Vitória que começou a perder o meio de campo e a posse de bola. Aos 25, Cedric saiu sentindo o tornozelo para a entrada de Eduardo. Acredito que o Vitória, com grande parte dos seus jogadores disputando o primeiro torneio de importância no profissional, sentiu o golpe e não conseguiu mais retomar a ofensividade dos primeiros minutos. O jogo continuou bem disputado até os 40 quando, após jogada ensaiada, Vina bate falta na cabeça do zagueiro Messias que marca o segundo do Vozão.

É difícil entender porque a zaga do Vitória não chegou junto aos zagueiros do Ceará para impedirem a subida. No lance, tanto Messias como Luiz Otávio estavam sem marcação para fazer o gol. Mais adiante terminava a primeira etapa e, com a bola rolando, Vitória e Ceará faziam uma partida disputada.

Quando inicia a segunda etapa, Rodrigo Chagas retira Vico e coloca o número 17 em campo. Vico, até então, não vinha fazendo uma boa partida, mas dentro das possibilidades do elenco rubro-negro, merecia mais tempo em campo do que ser tirado para entrada de um jogador praticamente inoperante em toda a partida. O 17 errou tudo. Inclusive, achei incoerente a entrada dele ao invés de Ygor Catatau, que vinha entrando bem quando era chamado durante os jogos.

Gostaria de aplaudir aqui a partida de Soares (Bolota) que, mais uma vez, se entregou em campo. No segundo tempo, foi o mais perigoso do Leão com um cruzamento para área afastado pelos alvinegros e um chute que parou no goleiro Richard. Além dele, fico feliz também com a partida de Eduardo, que, mais uma vez, rendeu bem e tem um bom futuro nos próximos jogos do Leão.

No segundo tempo, foi visível que o Ceará puxou o freio de mão e esperou o Vitória atacar. Mas o nervosismo e a ansiedade dos nossos garotos acabou dificultando a reação rubro-negra. Hoje, nossas joias Pedrinho, David e Samuel não fizeram os seus melhores jogos. Mas devem ter total respaldo da nossa torcida porque, sem eles, o Vitória sequer chegaria às quartas do Nordestão.

Aos 19, mais alterações com as saídas de David e Samuel para Caíque Souza e Catatau. A nossa dupla de atacantes realmente não vinha bem na partida, mas como estava se configurando o jogo, com possível pressão rubro-negra, não deu para entender o porquê de tirar o nosso artilheiro. Dali em diante, o Vitória teve muita transpiração e pouca inspiração e o 2 a 0 permaneceu até o final da partida.

A análise da participação do Vitória na competição é de que o Leão chegou até onde alcançou. Com um elenco limitado e algumas joias da base ainda sendo lapidadas, cair para o Ceará na semifinal não é nenhum desmerecimento. É continuar trabalhando o time e contratar algumas peças para a série B se quiser disputar o acesso.


Deixe sua opinião