Chegou ao fim a participação do Vitória no 1º turno da Série B 2020. A competição, que começou três meses atrasada devido a pandemia, era a esperança da torcida rubro-negra de ter melhores resultados, já que assim como em 2019, o time não avançou de fase no Campeonato Baiano, foi eliminado nas quartas de final da Copa do Nordeste e não chegou longe na Copa do Brasil.
No entanto, se a expectativa era finalmente brigar pelo acesso, e até mesmo por título, uma dura realidade vem batendo à porta e mostrando que mais uma vez a luta do Vitória será contra o rebaixamento.
Em 19 partidas, o Vitória venceu apenas 4 (todas no Barradão, empatou 9 vezes e perdeu 6. Foram 21 gols marcados e 21 gols sofridos. O Leão encerrou o turno acumulando uma sequência de oito partidas sem vencer. Vamos a seguir lembrar a jornada do time neste o 1º turno.
VITÓRIA 1×0 SAMPAIO CORRÊA
A estreia já foi uma mostra do que seria o desempenho do Vitória na competição. O rubro-negro teve mais posse de bola, mas chutou menos a gol (11 contra 16 do Sampaio). O gol da vitória saiu aos 19 do 1º tempo em pênalti cobrado por Carleto.
FIGUEIRENSE 0x0 VITÓRIA
Em jogo de chances para os dois lados e marcado pela saída de Alisson Farias aos 32 minutos do 1º tempo, o Vitória empatou sem gols com o Figueirense.
PONTE PRETA 3×3 VITÓRIA
Que jogo insano! O Vitória saiu na frente do placar logo no início, levou a virada, empatou novamente, tomou um gol quase no fim do jogo e empatou nos acréscimos. Os gols do jogo foram marcados por Neto Moura, João Paulo e Matheus Peixoto (Ponte); Mateusinho, Léo Ceará e Rafael Carioca (Vitória).
VITÓRIA 0x0 NÁUTICO
A torcida se empolgou com o empate no final do jogo com a Ponte Preta, mas o time não correspondeu e ficou no empate sem gols, dentro do Barradão com o Náutico.
CRB 2×2 VITÓRIA
Assim como na partida com a Ponte, mais um empate no finalzinho. Esse ainda mais dramático. O CRB abriu 2×0 e o Vitória só fez seus gols aos 46 e 49 do 2º tempo. Gols do jogo: Léo Gamalho 2x (CRB) / Vico e Marcelinho (VIT).
VITÓRIA 1×0 PARANÁ
A segunda vitória na Série B veio exatamente da mesma forma que a primeira: gol de pênalti. Mas, sem Carleto, que estava lesionado, coube a Léo Ceará cobrar e converter a penalidade.
CONFIANÇA 1×0 VITÓRIA
Um adversário em má fase, que ainda não tinha vencido na competição. O Vitória não resistiu e fez jus à fama de “ressuscitar defuntos”, perdendo por 1×0. Gol de Leandro Kível em um chute de rara felicidade fora da área. Foi a primeira derrota na competição.
VITÓRIA 4×2 CUIABÁ
Contrariando todas as expectativas após ter perdido para o então lanterna, o Vitória encarou e venceu o líder àquela altura, o Cuiabá. 4×2 no placar, com gols de Léo Ceará, João Victor, Carleto e Rodrigo Carioca (VIT) / Maxwell e Wallace, contra (CUI).
CRUZEIRO 1×0 VITÓRIA
O Cruzeiro é o grande time, em nome, nesta Série B, mas nada justifica a postura covarde apresentada pelo Vitória no Mineirão. O rubro-negro jogou com medo e acabou perdendo por 1×0, levando gol do meia Régis na segunda etapa.
JUVENTUDE 1×1 VITÓRIA
Um vacilo de Leandro Silva e gol sofrido no início do jogo. O Leão conseguiu se recuperar e empatou. Mas vale lembrar que o Juventude jogou com o time reserva naquela partida. Era um jogo para ter vencido. Gols de Breno (JUV) / Vico (VIT).
VITÓRIA 3×1 OESTE
A quarta e última vitória do Leão no 1º turno da Série B. O rubro-negro atrás no placar contra o fraquíssimo Oeste, gol de Bobô, dando a impressão que aprontaria mais um jogo típico de perder para lanterna. Mas conseguimos a virada com gols de Léo Ceará (2) e João Victor.
VITÓRIA 0x1 CSA
Primeira derrota em casa e início da terrível sequência de oito partidas sem vencer. O atacante Paulo Sérgio marcou o gol do jogo.
OPERÁRIO 1×1 VITÓRIA
Que pecado! Após empates no final contra Ponte e CRB, o Vitória foi vítima “do seu próprio veneno” e tomou o empate nos acréscimos. Gols do jogo: Jefinho (OPE) / Ewandro (VIT).
VITÓRIA 1×2 AMÉRICA/MG
Jogo que levou a demissão de Bruno Pivetti. O Vitória foi dominado pelo América no primeiro tempo e levou dois gols, marcados por Ademir e Felipe Azevedo. Na segunda etapa, Carleto, de pênalti, diminuiu. Mas não foi o suficiente. Quarta derrota na competição e fim do trabalho de Pivetti no clube.
VITÓRIA 1×2 AVAÍ
A terceira derrota seguida em casa foi para o Avaí, comandado pelo ex-treinador do Leão Geninho. O Vitória saiu na frente com gol de João Victor, mas depois o zagueiro cometeu pênalti e entregou um outro lance que gerou outra penalidade. Dois gols de Valdívia e resultado negativo para o Leão da Barra.
CHAPECOENSE 1×1 VITÓRIA
Contra uma embalada Chapecoense, o Vitória saiu atrás levando gol de Paulinho Moccelin. Na segunda etapa, o rubro-negro melhorou o desempenho e empatou com, adivinha, gol de pênalti de Carleto.
VITÓRIA 1×1 GUARANI
Guarani em má fase, jogo em casa. Para espantar a zica, certo? Errado. O Vitória abriu o placar com gol de Léo Ceará de pênalti, mas viu Rafael Costa empatar e ainda teve Carleto expulso no final.
BOTAFOGO/SP 2×1 VITÓRIA
Botafogo em má fase, torcida protestando, treinador pediu demissão. Para espantar a zica, certo? Errado. O Vitória levou gol de Judivan aos 58 segundos do 1º tempo. Ferreira aumentou na etapa final. Jordy Caicedo diminuiu, mas já era tarde demais.
VITÓRIA 0x0 BRASIL DE PELOTAS
Fechando o 1º turno, empate com gosto de derrota. 0x0 com o Brasil de Pelotas com o time perdendo chances inacreditáveis. Oito jogos seguidos sem vencer e as expectativas de lutar pelo acesso foram por água abaixo.
CAMPANHA DO VITÓRIA NO 1º TURNO
- 19 jogos
- 4 vitórias
- 9 empates
- 6 derrotas
- 21 gols marcados
- 21 gols sofridos
- 36.8% de aproveitamento
ARTILHARIA DO VITÓRIA NA SÉRIE B (1º TURNO)
Léo Ceará – 6 gols
Carleto – 4 gols
João Victor – 3 gols
Vico – 2 gols
Jordy Caicedo – 1 gol
Mateusinho – 1 gol
Rafael Carioca – 1 gol
Marcelinho – 1 gol
Rodrigo Carioca – 1 gol
Ewandro – 1 gol