Na noite deste sábado, o Vitória encarou o Santos, pela décima nona rodada, a última do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Precisando de um triunfo para se reabilitar na competição após duas derrotas dentro de casa, o Leão foi derrotado mais uma vez, desta vez no Estádio Pacaembu, por 3 a 1.
Com o resultado, o Vitória fecha o primeiro turno com dez derrotas, três triunfos e seis empates, o que ilustra um aproveitamento de apenas 26,3% dos pontos conquistados, na última posição da competição, com 15 pontos. O próximo compromisso rubro-negro acontecerá nesta quarta-feira (10), contra o Internacional, no Barradão.
PRÉ JOGO
O Vitória iniciou a partida com quatro mudanças em relação ao time que perdeu para o Flamengo no último domingo, pela Série A. Nino Paraíba, Willie e Ednei, que atuaram no meio de semana, contra o Sport, na Sul-americana, tomaram as posições de Ayrton, Escudero e Roger Carvalho – os dois últimos por lesão. A surpresa foi a escalação de Neto Coruja, na vaga de Luis Aguiar.
O JOGO
O primeiro tempo de jogo foi marcado pela lentidão do meio-campo de ambas as equipes, o que resultou em pouco futebol ofensivo, e com isso, pouco perigo para os dois goleiros.
JOGO MORNO E POUCAS FINALIZAÇÕES
A primeira oportunidade de gol da partida aconteceu para o lado alvinegro do duelo. Aos dez minutos, o volante Souza cobrou falta, mas parou em firme defesa de Gatito Fernández.
Aos 23 minutos, o Peixe chegou perto de marcar novamente, e mais uma vez em bola parada. Lucas Lima levantou a bola na área e David Braz cabeceou, sem marcação, porém o arqueiro rubro-negro defendeu novamente.
O Vitória tinha o domínio da posse de bola, conseguia deter os avanços ofensivos do time santista, porém o setor ofensivo do time seguia inoperante, sem levar perigo o time adversário.
VITÓRIA CHUTA PELA PRIMEIRA VEZ
A primeira defesa de Aranha na partida aconteceu aos 36 minutos. Após bola rebatida na área, Luiz Gustavo aproveitou o rebote e arriscou da intermediária. O arqueiro alvinegro espalmou para fora, sem dificuldades. Nos acréscimos, Richarlyson cobrou falta, para mais uma defesa tranquila do goleiro santista.
SEGUNDO TEMPO:
Já na etapa complementar, a partida teve início de forma bem diferente do que o primeiro tempo. Desta vez, o Santos voltou com força ofensiva e marcou dois gols em menos de dez minutos.
SANTOS PRESSIONA E MARCA E SAI NA FRENTE
As redes foram balançadas, pela primeira vez, logo no primeiro minuto de jogo. Lucas Lima cobrou escanteio, Edu Dracena desviou e David Braz cabeceou livre de marcação para colocar o Santos em vantagem.
O segundo gol aconteceu cinco minutos depois, em uma falha idêntica de marcação. Lucas Lima cobrou escanteio mais uma vez e Edu Dracena voltou a ajeitar para o centro da área, achando David Braz, que marcou mais um gol.
Aos 11 minutos, o Santos chegou perto de ampliar a sua vantagem. Lucas Lima achou Thiago Ribeiro livre na área e passou. O atacante santista chutou, obrigando o goleiro Gatito a realizar difícil defesa.
VITÓRIA DESCONTA
Atrás do marcador, o Vitória conseguiu tramar uma jogada de ataque, pela primeira vez em toda a partida, aos 20 minutos do segundo tempo. Nino Paraíba partiu pelo flanco direito e cruzou precisamente na cabeça do centroavante Dinei, que não desperdiçou a chance e cabeceou para o fundo das redes.
Após diminuir a desvantagem, o Vitória tentou ir ao ataque, com a entrega de Beltrán na vaga de Richarlyson, porém o que aconteceu foi mais um gol do Santos. Aos 29 minutos, Lucas Lima chutou, Gatito espalmou, e Damião empurrou para o o gol, decretando o triunfo santista.
No final da partida, o Leão chegou a criar mais uma oportunidade, aos 32, quando Aguiar passou para Willie dentro da área. O meia-atacante viu o gol sem goleiro, mas chutou em cima do zagueiro adversário.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 3X1 VITÓRIA
Competição: Campeonato Brasileiro – Primeiro Turno – 19a Rodada
Local: Estádio Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data e Hora: 06 de setembro, às 18h30 (de Brasília)
Arbitragem: Felipe Gomes da Silva (PR), auxiliado por Bruno Boschilia (PR) e Rafael Trombeta (PR)
Cartões Amarelos: Edu Dracena (SAN); Gatito Fernández, Nino, Ednei, Luiz Gustavo e Juan (VIT)
Cartões Vermelhos: –
Gols: David Braz (aos 1’ 2T e 6’ 2T), Dinei (19’ 2T) e Leandro Damião (29’ 2T)
Santos: Aranha, Cicinho, Edu Dracena, David Braz e Zé Carlos; Arouca, Souza e Lucas Lima; Gabriel (Alan Santos), Thiago Ribeiro (Rildo) e Leandro Damião (Geuvânio). Técnico: Enderson Moreira.
Vitória: Gatito Fernández, Nino, Ednei, Luiz Gustavo e Juan; Neto Coruja, Richarlyson (Beltrán) e Marcinho; Caio (Luis Aguiar), Willie e Dinei (Vinícius). Técnico: Ney Franco.
Foto: Eduardo Viana/ LANCEPress