A luta contra o rebaixamento ganha importante capítulo neste domingo (26/11) quando Vitória e Ponte Preta se enfrentam às 16h (horário de Salvador) no Moisés Lucarelli, em São Paulo, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Hoje, o rubro-negro está na porta do Z-4 com 40 pontos enquanto a Macaca está logo atrás, com 39 pontos.
Com isso, a partida ganha ares de decisão de campeonato. Pelo menos é assim que a equipe do treinador Vágner Mancini enxerga a disputa. “Decidi, junto com minha equipe, que essa semana seria diferente. Temos um jogo que vale o ano, e vale o ano de 2018, por isso estamos focados no time que vai entrar jogando. Por isso, abri mão de outro tipo de treinamento para focar a parte tática”, comentou o treinador em entrevista coletiva nesta quinta-feira (23/11).
Outra definição para este jogo tão importante é a de manter em segredo qual escalação da equipe que vai a campo no domingo. O técnico já testou formação com um meio de campo com quatro volantes: Ramon, Uillian Correia, José Welison e Fillipe Soutto. “O que fiz ontem é uma situação que pode acontecer, mas não quer dizer que seja o time, até porque vocês estavam filmando, e não quero dar o time. Não posso dar armas ao Eduardo [Baptista, técnico da Ponte Preta], que é um bom treinador. Iniciei no treinamento, mas pode acontecer durante a partida” ressaltou. No decorrer do treino de quarta-feita (22/11), Mancini ainda mudou o time com a entrada de Yago e Neilton no lugar de Welisson e Soutto.
Sobre as intenções do Vitória no jogo, o treinador foi enfático. “Empate lá é péssimo, mas, se Avaí e Sport perderem, passa a ser interessante, porque a gente abre dois pontos, e até um empate [na última rodada] poderia nos salvar. A gente não está falando que vai jogar para empatar. A gente quer uma equipe que entre para decidir o campeonato. Se foi bem feito ou mal feito o ano [o planejamento do ano], não importa, temos a possibilidade de decidir nossa vida em uma partida.” De um jeito ou de outro, é hora de preparar o coração, torcedor. A rodada deste domingo define muita coisa para o Esporte Clube Vitória.