A quarta passagem de Vágner Mancini pelo Esporte Clube Vitória, equipe pela qual o treinador já demonstrou possuir laços estreitos, tem sido de resultados positivos. A equipe que figurava a lista dos quatro últimos times da tabela do Campeonato Brasileiro em 2017 desde à 9ª rodada, enfim respirou fora dela após um triunfo suado diante do Coritiba, em pleno estádio Major Couto Pereira.
Foi o 13º ponto conquistado por Mancini à frente do Leão da Barra em 18 disputados nos últimos seis jogos, resultado que se traduz em 72% de aproveitamento. Deste total, 10 pontos foram ganhos fora de casa, fazendo do Vitória o 4º visitante mais indigesto da competição. Antes de sua chegada o rubro-negro disputou 16 jogos e somou apenas 12 pontos.
As vitórias fora de casa derrubaram um tabu histórico da equipe do Barradão, que não vencia três jogos seguidos longe do Santuário desde 1973 – e com o bônus de não sofrer gols na marca atual. Lá na frente, o artilheiro da contemporânea “era Mancini” é o colombiano Tréllez, com três gols marcados.
Considerando apenas o jogo do returno, o Vitória estaria na 5ª colocação do Brasileirão. Veja os números totais de Mancini:
6 Jogos
4 Vitórias – Ponte Preta (C); Flamengo (F); Corinthians (F); Coritiba (F)
1 Empate – Cruzeiro (F)
1 Derrota – Avaí (C)
18 pontos disputados / 13 conquistados = 72% de aproveitamento
7 gols marcados / 2 sofridos = 5 gols positivos de saldo