Início Matérias Na terra, no mar e no videogame: os passos do Vitória no...

Na terra, no mar e no videogame: os passos do Vitória no eSports

2

O hino é claro: ‘estamos contigo em qualquer lugar, pois temos conquistas na terra e no mar’. Com o passar dos anos, o Vitória se confirmou como uma das potências em outras categorias, como judô, vôlei de praia e, mais recentemente, o basquete. No entanto, o clube não parou de buscar novas formas de conquistar terrenos e agora finca sua bandeira longe de praças esportivas, gramados e quadras. O campo agora é o virtual.

Lançado em fevereiro de 2018, o Vitória eSports (VES) já acumula quatro modalidades de jogos, com times de Counter Strike: Global Offensive, League of Legends, Fifa e Pro Evolution Soccer. Num futuro próximo, outras modalidades também podem ser incorporadas. Confira:

– CS GO: Dois times (masculino e feminino) com cinco jogadores cada;
– Fifa: 23 atletas do PS4 e 22 do XBOX One – Modalidade PRO Clubs;
– PES: 1 jogador profissional – Vinícius Mascarenhas (2º melhor representante do Vitória no e-Brasileirão 2018);
– LOL: Processo seletivo em andamento para criação de duas equipes (masculino e feminino), com cerca de 10 jogadores cada.

Divulgação/VES

O Arena Rubro-Negra conversou com os principais dirigentes do VES para saber qual o atual panorama de cada modalidade. Confira:

Principais modalidades que representam as cores do clube no cenário virtual (Foto: Divulgação)

League of Legends: Todos os torneios da modalidade são realizados por alguma organização. O principal deles é feito pela RIOT Games, a empresa dona do League of Legends. São três divisões de classificação: o Torneio de Acesso (Série C), Circuito Desafiante (Série B) e o CBLol (Série A). O Vitória eSports disputará a Série C para tentar uma classificação que garanta a equipe nas divisões superiores. “Estamos bastante animados, é um projeto que temos há um tempinho e conseguimos colocar em prática junto ao clube”, conta Igor Nunes, dirigente do VES e um dos responsáveis pela categoria.

“Nosso objetivo é, no próximo semestre, disputar o Torneio de Acesso em meados de agosto e o circuito desafiante em 2019.1”, conta. A meta principal é chegar até o CBLOL no segundo semestre do ano que vem. Para isso, o VES segue em busca de patrocinadores que possam apoiar o projeto.

Recentemente, o Vitória eSports abriu processo seletivo para o time de LOL e ganhou destaque no noticiário especializado nacional. Para se inscrever, o candidato precisa ter, no mínimo, 13 anos de idade. Caso o inscrito seja menor de idade, será necessário a apresentação da autorização dos responsáveis. Uma taxa de R$ 15 é cobrada para cada inscrição. Clique aqui e confira maiores informações sobre a seletiva.

CSGO: Com duas equipes restritas pela definição de gênero, o Vitória eSports já começa a se destacar no cenário nacional. O time masculino ficou a uma partida da classificação da ESL LA League, uma espécia de Libertadores do Counter Strike. Nos playoffs da liga principal do país, a equipe ficou a detalhes de uma vaga na continuação do torneio. Já o time feminino ainda está em fase inicial de preparação, passando por treinamentos para começar a competir oficialmente.

Fifa: No PS4, entre 144 equipes, o time Pro Clubs ficou em 16º lugar no VPSL (Virtual Professional Soccer League) e garantiu lugar na primeira divisão do torneio. Já no XBOX, a equipe rubro-negra ficou em 52º lugar entre outros 144 times.

PES: Atualmente, o player Vinícius Mascarenhas disputa a seletiva da Copa do Nordeste e do Campeonato Brasileiro 2018, ainda sem data definida pela liga baiana. Ele ainda compete em torneios online contra diversos jogadores e recentemente chegou até as oitavas de final da 3ª etapa do Campeonato Baiano de Futebol digital.

Novidades: O VES avalia a realização de uma seletiva para a escolha de quatro atletas no início do segundo semestre. Serão duas vagas para o PES e duas para o Fifa para representar a equipe, na já tradicional modalidade x1. A data ainda será anunciada em breve.


Deixe sua opinião