No futebol, costuma-se dizer que “técnico que estréia, ganha”. Confiante nessa expressão, o Vitória foi ao Rio de Janeiro de técnico novo e também buscando um ânimo novo no Campeonato Brasileiro. Não deu certo e o Leão foi vencido pelo Flamengo no Maracanã por 2×1.
O clima não era bom em nenhum dos dois times. O Vitória precisava vencer para se recuperar após a inexplicável derrota sofrida em casa contra o Criciúma, a terceira consecutiva. A situação do Flamengo era pior: quatro partidas seguidas sem vencer. Para afastar o momento ruim, o time carioca começou buscando o ataque, enquanto o Vitória se fechava e planejava frear o ímpeto inicial do adversário, levando perigo nos contra-ataques. A estratégia não funcionou por muito tempo; aos 22 minutos da etapa inicial, Hernane voltou a marcar após quase um mês, abrindo o placar para os mandantes.
Após sofrer o gol, o Vitória passou a buscar mais o ataque, porém sem levar grande perigo ao gol de Felipe. Mantendo um relativo domínio, o jogo parecia controlado. Até que voltaram dois fantasmas muito conhecidos por toda a torcida rubro-negra: os acréscimos e a bola aérea. No mesmo lance, o sistema defensivo vacilou nos dois. Em cobrança de escanteio, aos 43 minutos do primeiro tempo, novamente Hernane balançou as redes, ampliando a vantagem dos cariocas e praticamente definindo o jogo ainda no primeiro tempo.
O segundo tempo teve um Vitória melhor, mas que continuava com o mesmo problema de ter a posse de bola, um maior volume de jogo mas não criar claras situações de gol. Assim, o tempo passava e o jogo se desenhava cada vez mais calmo para o Flamengo, que não se lançava ao ataque por falta de necessidade, apenas esperando a oportunidade de definir o placar.
O cenário do jogo seria modificado nos acréscimos do segundo tempo, com Juan acertando um belo chute após cruzamento de Caceres. O Vitória chegou ao gol, mas já era tarde para buscar algo mais na partida. Com o placar final de 2×1, o leão chegou a sete derrotas como visitante, sendo, junto ao Náutico, o time com que mais perdeu nessa condição. Os dois times voltam a jogar no fim de semana pela última rodada do primeiro turno. O Vitória recebe o Atlético Mineiro, Sábado às 18:30 no Barradão. O Flamengo, por sua vez, visita o Cruzeiro no Mineirão, às 16:00 do Domingo.
Flamengo 2×1 Vitória
Flamengo: Felipe, Léo Moura, Chicão (Diego Silva), Wallace, Samir e André Santos; Luiz Antônio, Elias e Gabriel (Bruninho); Rafinha (Paulinho) e Hernane. Técnico: Mano Menezes
Vitória: Wilson, Ayrton, Victor Ramos e Juan; Michel, Luiz Alberto (Marquinhos), Cáceres, Renato Cajá (Leílson); Maxi e Alemão (Dinei). Técnico: Ney Franco
Foto: Daniel Ramalho / Terra.
[…] treinamento coletivo com os jogadores que atuaram menos de 45 minutos na partida contra o Flamengo, quando o rubro-negro baiano foi derrotado por 2×1. Um dos jogadores mais observados na atividade foi o zagueiro Kadu, recém chegado na Toca do […]