Em duelo válido pela vigésima oitava rodada do Campeonato Brasileiro, o Vitória viajou até Recife, para encarar o Sport, na noite deste domingo. Precisando o triunfo para se reabilitar na competição, após tropeçar na rodada passada, o Leão venceu a equipe pernambucana por 2 a 1 e deixou a zona de rebaixamento.
Com o triunfo, o Vitória pula para a décima sexta colocação, com 31 pontos, empurrando para a zona de rebaixamento o rival Bahia, que soma um ponto a menos. O Leão receberá a visita do Cruzeiro, no próximo domingo, às 18h30. Porém, no meio de semana, o time comandado por Ney Franco terá o confronto de volta das oitavas de finais da Copa Sul-americana, diante do Atlético Nacional-COL, no Barradão.
O JOGO: Vitória marca no primeiro lance
A partida foi iniciada em ritmo veloz e com o Vitória, com o Vitória, não só atacando pela primeira vez, como também abrindo o placar, aos 50 segundos jogos. Marcinho cobrou falta dentro da área pernambucana e contou com desvio do volante Rithely, do Sport, que marcou contra.
Atrás do placar, o Sport chegou ao ataque aos oito minutos, com Diego Souza. Após bola que sobrou na área, o meia da equipe pernambucana chutou, mas a bola foi para fora.
DINEI AMPLIA
O Vitória voltou a atacar com perigo somente aos 28 minutos, quando ampliou o placar. Dinei dominou bola dentro da área, virou o corpo e chutou forte, sem defesa para Magrão.
SPORT PRESSIONA E DIMINUI O PLACAR
Com a desvantagem no placar, o Sport passou a levar real perigo ao gol rubro-negro aos 38 minutos, em forte chute de Ananias, que acertou a trave defendida por Gatito.
Porém, não demoria para o time da Iha abrir o placar. No minuto seguinte, Patric levantou bola na área para Diego Souza, que não teve problemas para cabecear para o fundo das redes.
Nos minutos finais, o Sport chegou perto de empatar a partida, mas parou na falta de pontaria de seus jogadores. Aos 44, Rithely cabeceou para fora. No minuto seguinte, Wendell aproveitou bola solta dentro da área, mas chutou por cima.
SEGUNDO TEMPO
A segunda etapa foi inciada da mesma forma como terminou o primeiro tempo: com o Sport atacando, em busca do ataque. Pelo lado do Vitória, Ney Franco optou e substituir Juan por Mansur.
Nos primeiros dois minutos, o time de Recife chegou à frente em duas ocasiões. No primeiro lance, a bola ficou “viva” dentro da área, após cobrança de escanteio, mas o chute de Rithely parou na defesa baiana. Em seguida, Ananias ganhou de Kadu e cruzou na área. Mansur acompanhou na marcação e salvou o que seria o gol de empate do adversário.
Suspenso! Aos 17 minutos, o árbitro Luis Pedro Vuaden aplicou um cartão amarelo para o arqueiro Gatito Fernández, que ficará de fora da rodada seguinte, por ter sido sua terceira advertência na competição.
Com o Sport buscando o gol de empate, o Vitória tinha menos território e posse de bola. Com isso, Ney Franco pôs Luis Aguiar, na vaga de Dinei, visando ter maior poder no meio-campo. Porém, o time seguia com dificuldades de armação e sem levar perigo ao gol adversário, no segundo tempo.
Os primeiros chutes do Vitória, ao gol adversário, no segundo tempo, aconteceram apenas aos 35. Marcos Jr fez boa jogada e ajeitou para Nino, que chutou forte, mas viu seu chute ser travado pelo defensor do Leão da Ilha. No minuto seguinte, Marcos Jr voltou a levar perigo, desta vez em chute de fora da área, mas defendido por Magrão.
Na sequência, o Sport chegou a esboçar uma possível pressão de final de jogo, mas parando na defesa do Vitória, que segurou o resultado e mais três pontos na luta contra o rebaixamento.
FICHA TÉCNICA
Campeonato Brasileiro – 28ª rodada
Sport 1×2 Vitória
Campeonato Brasileiro – 28ª rodada
Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Data e Hora: 12/10/2014, às 18h30 (de Brasília)
Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden (RS), auxliado por Marcelo Bertanha Barsion (RS) e José Antônio Chaves Franco Filho (RS)
Cartões Amarelos: Gatito Fernández, Luiz Gustavo, Richarlyson e Edno (VIT); Durval e Wendell (SPO)
Cartões Vermelhos: –
Gols: Dinei, Rithely (contra), Diego Souza
Foto: Peu Ricardo/ LANCE!Press