O Vitória provou que tem a melhor base do Brasil e conquistou o título da Copa do Brasil sub-17. Foi preciso muito sofrimento com gol aos 42 minutos do segundo tempo e decisão por pênaltis para que os comandados do técnico João Burse saíssem com o caneco.
O estádio Nilton Santos recebeu um bom público para a final da Copa do Brasil-17. Enquanto os botafoguense entoavam cantos de incentivos ao time. Do outro lado do estádio, cinco rubro-negros tentavam se multiplicar por vários e levavam bandeiras que mostram a força do base rubro-negra: “A melhor base do Brasil” e “Fábrica de Talentos”.
Em campo, o Vitória não se intimidou e foi pra cima do Botafogo. Com apenas um minuto, Farinha deixou Yan na cara do gol, mas o camisa 10 perdeu. O time carioca respondeu minutos depois, mas só ameaçou.
Aos oito minutos, Yan recebeu cara a cara com o goleiro Diego e finalizou. O arqueiro defendeu, e no rebote, Eron chuta para o gol, mas o zagueiro Lucas evitou o gol. O time alvinegro quase marcou aos 18 minutos com Luiz Henrique, mas foi a vez do zagueiro rubro-negro Gabriel salvou o gol.
Após bons momentos de emoção, o jogo perdeu em intensidade e se viu muito nervosismo e boa marcação dos dois times. Nos últimos quinze minutos, o Vitória acordou e pressionou.
Aos 31, Yan cobrou escanteio e a bola passou na frente dos dois zagueiros rubro-negros. Sete minutos depois, não teve jeito. Ruan Potó desceu pela esquerda e cruzou na cabeça de Eron, que testou no contrapé do goleiro Diego para abrir o marcador.
O segundo tempo começou com a mesma intensidade do inicio do primeiro. Porém, aos 2 minutos, Yan aproveitou um contra-ataque, chutou na saída do goleiro Diego e marcou o segundo gol rubro-negro. O tento levava a decisão para as penalidades.
A decisão por pênaltis durou somente seis minutos. Aos 8, Ezequiel fez boa jogada pela esquerda e cruzou rasteiro para Luiz Henrique diminuir o placar. O gol acendeu a torcida alvinegra.
O técnico Burse colocou o Vitória para o tudo ou nada e foi recompensado aos 41 minutos, quando Eron invadiu a área pela esquerda e foi derrubado por Matheus. Ele mesmo cobrou e trouxe a decisão por pênaltis de volta ao horizonte.
Aos 47, o árbitro finalizou o jogo e decretou a decisão nos pênaltis. O título foi decidido pelo goleiro Jhon, do Vitória, que defendeu a penalidade de Zyan. Depois, só a molecada rubro-negra comemorando no gramado.
FINAL – COPA DO BRASIL SUB-17
BOTAFOGO 1 (3) x (4) 3 VITÓRIA
BOTAFOGO: Diego; Lucas Carlos, Luca, Zyan, Fernando; Matheus, Jordan, Rickson, Wenderson; Mateus e Luis Henrique. Téc.: Felipe Tigrão
VITÓRIA: John; Cedric, Rangerson, Gabriel e Padilha; Herbert, Farinha e Geovane;. Yan, Potó e Eronildo. Téc.: João Burse