Início Notícias Na justiça? Entenda como o final do clássico poderá ser decidido

Na justiça? Entenda como o final do clássico poderá ser decidido

Relembrando caso semelhante, o final da partida deverá ser resolvida no TJD já que o regulamento do Baiano 2018 não diz sobre o ocorrido no clássico

5374
Foto: Maurícia da Matta / EC Vitória

As cenas lamentáveis e o controverso fim de jogo no clássico deste domingo (18) devem ser julgados e definidos pela justiça desportiva. O jogo acabou ainda no começo do segundo tempo pelo fato do Vitória estar com apenas seis jogadores de linha, o que é recomendado encerrar. Mas, o que acontece agora?

Quando foi encerrado, o duelo estava empatado em 1 x 1. Com isso fica a dúvida de como ficará definida a tabela do Campeonato Baiano 2018. O Vitória “perde” a partida por 3 x 0? Perde somente a pontuação e o Bahia ganha três pontos e o saldo de gols ficam inalterados? Fica como empate? Nova data para recomeçar a partida? Vamos tentar explicar.

No regulamento do torneio, redigido e organizado pela FBF (Federação Bahiana de Futebol), não menciona a hipótese de uma partida ser encerrada por inferioridade numérica de uma equipe. Porém, o último artigo do regulamento de número 59 determina que “os casos omissos do presente regulamento serão resolvidos pela Diretoria da
FBF.”.

Sendo assim, a Diretoria da FBF poderá levar o fato para o TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) e lá deverá ser julgado com base no CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva). No julgamento, será analisado se houve intenção do Vitória em provocar as expulsões para que a partida fosse encerrada, juntando provas como imagens ao processo. O TJD deverá usar o Art. 205 do CBJD, que fala:

“Impedir o prosseguimento de partida, prova ou equivalente
que estiver disputando, por insuficiência numérica intencional de
seus atletas ou por qualquer outra forma.
PENA: multa, de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais), e perda dos pontos em disputa a favor do adversário, na forma do regulamento.”

Assim, seguindo essa interpretação e que possivelmente será usada, o adversário ganhará três pontos na tabela e o Vitória não ganhará nenhum. Sem prejuízo ou acréscimo no saldo de gols das equipes.

OUTROS CASOS

Em 2011, aconteceu algo semelhante no Campeonato Paraibano, também em um clássico local: Treze x Botafogo-PB. Na ocasião, o Treze vencia por 4 x 0 e, após confusões, jogadores foram expulsos. Para encerrar a partida antes do tempo, jogadores do Treze “possivelmente” forçaram contusões (o time já tinha feito as três substituições) e saíram de campo, com o número inferior, o árbitro da partida encerrou.

O caso foi levado para o TJD-PB e deu causa ganha ao Botafogo-PB, já que ficou provado a intenção dos jogadores do Treze em encerrar a partida antes do tempo regulamentar. Os jogadores punidos pelas expulsões e “contusões” receberam ganchos no campeonato estadual.

No caso do BaVi, o Vitória tem chance de ter a mesma punição. Assim como os jogadores envolvidos. Caso isso ocorra, o Vitória ainda tem como recorrer: tanto no pleno do TJD como no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).


Deixe sua opinião