Início Matérias Retrospectiva 2023: A força do elenco

Retrospectiva 2023: A força do elenco

0

Após um início arrasador na Série B, o Vitória passou a ser estudado de perto pelos seus adversários e teve o seu pior momento na Série B entre as rodadas 12 e 16 do Brasileirão.

No total, foram quatro derrotas em cinco jogos, o que levou parte da torcida a pedir a saída do técnico Léo Condé, em especial pelo rendimento abaixo em relação ao início do campeonato. Soma-se também a esses motivos o fato de o Leão ter enfrentado naquele período uma sequência de jogos com equipes mais robustas, o que levou a fracassos contra Criciúma, Guarani, Juventude e Vila Nova e apenas uma vitória, contra o Sampaio Côrrea em casa.

Na rodada 17, por exemplo, antes da partida contra o Novorizontino no Barradão, o que se dizia era que o treinador poderia cair se não vencesse a partida. O resultado foi o melhor possível: 2×1 no Barradão e mudanças na equipe, que veio com três zagueiros (Wagner Leonardo, Camutanga e Yan Souto) e três atacantes de mobilidade (Wellington Nem, Osvaldo e Mateus Gonçalves).

Em seguida, o Leão venceu mais duas de forma heroica e garantiu a liderança ao final do primeiro turno da competição. Contra o Sport na Ilha do Retiro, mais um gol marcante de Zé Hugo. O atacante entra no segundo tempo e, no primeiro toque da bola, marca o gol da vitória do Leão fora de casa.

Já no Barradão, um jogo tenso contra a Chapecoense, que é decidido nos últimos minutos com um gol de cabeça de Léo Gamalho, uma redenção para o atleta que voltava da recuperação de um câncer de pele.

O que fica claro é que, para passar pelas tormentas do campeonato, o Leão pode contar com a estratégia de Léo Condé, que fez alterações com frequência para confundir os adversários a cada jogo e com a força do elenco, que foi sendo qualificado durante a competição, com as chegadas, por exemplo, do volante Dudu e dos atacantes Mateus Gonçalves e Iury Castilho.

Tudo isso deu ao treinador e comissão técnica opções para variações, especialmente no ataque do Vitória. Outro diferencial, nesse sentido, foi o preparo físico dos atletas que resultou, em muitos casos, em pontos inesquecíveis na segunda metade do segundo tempo dos jogos.

Ao final da 26ª rodada, considerado o período que ia definir os classificados para a Série A 2024 pelo técnico Léo Condé, o Vitória mantinha a primeira posição, cinco a mais do que o quinto colocado, o Juventude. A Série B afunilava e o Leão teria que mostrar força para segurar o primeiro lugar nas últimas rodadas da competição.

Leia mais da Retrospectiva em:

Início Desastroso

Pitbull Enraivado


Deixe sua opinião