Início Notícias Torcedores de Bahia e Vitória entram com ação contra torcida única nas...

Torcedores de Bahia e Vitória entram com ação contra torcida única nas finais do Baianão

0

Após recomendação do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) pela adoção de torcida única nos dois clássicos Ba-Vi da final do Campeonato Baiano 2018, torcedores de Bahia e Vitória entraram com uma ação na Justiça contra a medida. O processo aguarda distribuição e tem como objetivo liberar a torcida visitante para os jogos na Arena Fonte Nova e no Estádio Manoel Barradas, o Barradão.

Um dos advogados que representam uma agremiação mista das duas torcidas aponta que a proibição da coexistência dos grupos na praça esportiva nada contribuiu para acabar com a violência.

“No mérito da ação, nós entendemos que tem que haver a torcida mista. Primeiro porque é um direito do torcedor de acompanhar o seu clube, o direito ao lazer e ao desporto. Inclusive, a prática desportiva deve ser assegurada como meio de promoção social. No momento em que você proíbe uma torcida, você tem um ato inválido de constitucionalidade”, diz o advogado João Eduardo Lopes, em entrevista ao Arena Rubro-Negra.

“Além disso, temos procedentes do Rio de janeiro, que tem mais torcidas, em que o juiz entendeu que o fato de ter uma torcida única em nada contribui para a extirpação da violência. Então, nós alegamos isso, alegamos que a não permissão da torcida mista faz com que o Estado assuma a sua falha na prestação de serviço de segurança pública”, destacou.

A ação foi proposta em face do Esporte Clube Bahia, do Esporte Clube Vitória, da Arena Fonte Nova e da Federação Bahiana de Futebol (FBF). O processo deve ser distribuído nesta quarta-feira (28) e um pedido de liminar deve ser requisitado no mesmo dia para garantir a presença da torcida mista nos estádios.


Deixe sua opinião