Decano do futebol baiano, o Vitória foi fundado em 13 de maio de 1899, mas só passou a praticar o futebol poucos anos depois, já no século XX. O clube ainda foi um dos fundadores da Liga Bahiana de Desportos Terrestres (LBDT), que se iniciou em 1905, introduzindo os torneios de futebol na Boa Terra. No entanto, o primeiro campeonato ganho pelo Leão da Barra de fato, só ocorreu em 1908, e posteriormente em 1909, quando o clube alcançou o bicampeonato.
A partir desse momento, o Vitória não teve vida fácil diante dos seus coirmãos futebolísticos. No campeonato de 1910, o clube somou apenas uma vitória em seis jogos contra as equipes do Santos Dumont, São Paulo e Rio Vermelho. Já em 1911, com uma vitória menos que o Sport Club Bahia (não o atual rival e sim um time da época), o Rubro-Negro ficou na segunda colocação, em um campeonato com cinco clubes. O último ano do clube na liga foi 1912, quando novamente ficou em segundo dos três clubes que disputaram.
A liga se dissolveu por razões que são pouco conhecidas, e de 1913 em diante, o Vitória afastou-se dos campeonatos de futebol. No entanto, o clube não abandonou a prática do esporte, continuando a fazer esporadicamente algumas partidas no Campo do Rio Vermelho. Ainda em 1913, o clube faz um único jogo contra o São Salvador e vence por 4 a 1, ganhando a Taça E. Catharino.
Mais de um ano depois, em outubro de 1914, o Leão entrou em campo contra o Benjamin Constant. Atraídos pela figura de Mimi Sodré, do time adversário ao Rubro-Negro, o público compareceu no Rio Vermelho para ver o jogo que terminou em 2 a 2 e foi arbitrado por Arthur Moraes (que dá nome ao Campo da Graça). Neste mesmo ano, o Vitória já havia jogado contra o Caixeiral, levando 3000 espectadores para o campo, que viram seu time improvisador conseguir um 0 a 0.
Já em 1915, o clube entrou em campo em julho, por ocasião da comemoração pela Revolução Francesa, levando novamente muitas pessoas para o campo do Rio Vermelho, em um evento festivo, que resultou em uma vitória vermelha e preta por 5 a 3 sobre a Seleção da Liga Sportiva da Bahia. O futebol do Vitória porém, continua sendo realizado de forma esporádica. Perto de voltar à ativa, o clube enfrenta o Ypiranga no Natal de 1919, e vence por 1 a 0 com gol de Chico Costa. A criação do estádio da Graça, que viria a seguir, fez com que o clube retomasse suas atividades no esporte e aos poucos levasse ainda mais a sério a prática futebolística, voltando a conquistar um título e 1926, quando ganha enfim o Torneio Início do Campeonato Baiano.
Obs: Dados obtidos através dos pesquisadores Mário Gomes e Ubiratan Brito
Interessado em saber mais sobre a história rubro-negra? Adquira o livro Memórias do Esporte Clube Vitória! Entre em contato via @memoriasdoecvitoria no Instagram e @MemoriasDoECV no Twitter.