Está decretado e consumado: Vitória está rebaixado para a Série B e atuará no certame em 2019. O rubro-negro empatou em casa com o Grêmio por 0 x 0 e mantinha uma fina linha de esperança em continuar, porém com o resultado da partida da Chapecoense (empate com o Corinthians), matematicamente o clube caiu.
Faltando apenas uma rodada para o encerramento da Série A 2018, o Leão tem 37 pontos na 19ª posição e o clube catarinense é o primeiro fora da zona, em 16º com 41 pontos, restando apenas um jogo: três pontos em disputa apenas.
O Vitória fez uma de suas piores campanhas no torneio nacional em números. Em 37 jogos, o rubro-negro saiu derrotado em 18, quase metade das partidas que disputou. Empatou 10 e ganhou apenas nove.
O ataque foi extremamente pífio, marcando 34 gols, onde um dos fatos curiosos é que sete vitórias das nove foram vencidas por 1 x 0. Se o ataque foi ruim, a defesa foi pior: em 37 jogos, sofreu 60 gols, considerada uma das piores defesas do campeonato (até o fechamento da matéria, é a pior). Dando um saldo negativo de 26 gols.*
É um Campeonato Brasileiro bastante ruim. A equipe utilizou um total de 46 jogadores durante o certame entre os que já saíram, os que atuaram no Aspirantes, Sub-20 e ainda continuam no principal, com Neilton sendo o mais utilizado (32 jogos). O camisa 10 também foi o artilheiro da equipe com sete gols.
Enquanto isso, os jogadores receberam folga nesta segunda-feira (26) e só se reapresentam no Barradão na manhã de terça-feira (27), onde a equipe se prepara para a “despedida” da Série A contra o Palmeiras, festejando o título, no Allianz Parque em São Paulo.
*Os dados do parágrafo foram colocados até a 37ª rodada, portanto podem se alterar com o encerramento da última rodada.