O Vitória enfrenta o Brasil de Pelotas neste sábado no Barradão, às 17h. Precisando vencer e, de preferência, com uma boa diferença de gols, o elenco rubro-negro foi recebido com festa pela torcida na chegada ao aeroporto (veja aqui) e a confiança está lá em cima após vencer o líder Mirassol no domingo.
Do outro lado, o Brasil-RS está muito perto do segundo rebaixamento seguido, agora para a Série D. Com um aproveitamento muito ruim fora de casa, os gaúchos não tem boas lembranças do Barradão. Em 2021, o Leão aplicou um sonoro 4 a 0 ainda na Série B, o que deixou os gaúchos ainda mais perto da degola.
A equipe do Sul só tem 8,33% de aproveitamento longe dos seus domínios: foram dois empates, seis derrotas e nenhuma vitória. Para piorar, a situação financeira também é crítica. No dia 5, os jogadores divulgaram carta aberta à imprensa denunciando atraso nos salários e premiações do Xavante. Confira um dos trechos da carta:
Deixamos claro que estamos passando por sérias dificuldades financeiras, até para custear nosso combustível para irmos trabalhar. Mas em momento algum deixamos de treinar, concentrar, viajar e atuar. Honraremos esta camisa. Mas precisamos que a Diretoria também honre com nossos direitos, com nossos contratos.
Apesar de tantos problemas, os gaúchos venceram o último jogo contra o Confiança (SE) e ainda alimentam a esperança de permanecerem na Série C se vencer o Vitória e ainda torcer por tropeços de outras equipes.
Para o Leão, o cenário é muito favorável já que o Brasil sequer poderá se dar ao luxo de retrancar a equipe, já que precisa da vitória. É esperar e torcer! Que seja um 4 x 0 igual a 2021!