Passadas 28 rodadas da Série B, Vitória e Bahia chegam para um clássico que pode ser decisivo. E pela importância do clássico, o Arena Rubro-Negra faz uma análise completa dos números dos rivais. Como vem e quais os pontos fortes e fracos de cada um.
Nessa primeira parte, falaremos do objetivo máximo do futebol, o gol. Em linhas gerais, o Vitória tem vantagem, pois marcou 43 contra 41 do Bahia. Escudero lidera a artilharia do Vitória com 8 gols. No Bahia, Kieza é o líder com 9. Vamos aos números detalhados, com dados do site footstats.
Origem dos gols
Dentro da área a vantagem é do Bahia, que marcou 35 dos seus 41 nessa faixa do campo. O Vitória, por sua vez, marcou 31. Já o chute de fora da área é um recurso pouco utilizado pelos dois times. O Vitória só fez seis gols assim e o Bahia ainda pior, apenas três.
Os dois aproveitam muito pouco as bolas paradas. De falta o Vitória tem apenas dois gols, o Bahia nenhum. De pênalti, equilíbrio. Quatro gols do Vitória e três do Bahia.
Tempo dos gols pró
O Vitória costuma marcar logo nos primeiros minutos, como mostram os números: nos primeiros 15 minutos de jogo o leão tem o melhor ataque, com 9 gols. Dos 15 aos 30 são 7 gols e dos 30 aos 45 são 7. No somatório, são 23 gols no primeiro tempo.
Depois do intervalo o ataque rubro-negro não tem a mesma força. São apenas 3 gols nos 15 primeiros minutos do segundo tempo, 7 entre os 15 e 30 minutos e 10 nos 15 minutos finais de jogo, totalizando 20 gols no segundo tempo.
O ponto forte do ataque rubro-negro é o início da partida, onde faz a maioria dos gols e constrói seus resultados. Tanto é que, das 14 vitórias do leão na Série B, em 11 ele foi para o intervalo vencendo (Paraná, Atlético e Luverdense são as exceções). No segundo tempo o Vitória tem mais dificuldade de marcar gols, com exceção dos 15 minutos finais.
Já o Bahia apresenta números diferentes. Nos primeiros 15 minutos o ataque não funciona, prova disso são os 2 gols nesse períodos, uma das piores marcas do campeonato. Entre 15 e 30 minutos, 7 gols, assim como o Vitória. Nos últimos 15 minutos do primeiro tempo 12 gols, a melhor marca da Série B. No total, 21 gols no primeiro tempo.
Após o intervalo o ataque continua fulminante. São 10 gols entre os primeiros 15 minutos do segundo tempo, segundo melhor da Série B. Entre os 15 e 30 do sgeundo tempo, uma queda: apenas 4 gols. E nos 15 minutos finais, 6 gols, totalizando 20 gols.
O Bahia tem a força do seu ataque nos últimos 15 minutos do primeiro tempo e nos primeiros 15 do sgeundo tempo. Nesse período tem 22 gols, mais da metade do total de gols marcados.
Em breve a segunda parte com os gols sofridos e as finalizações dos dois times.