É! Acabou a maior festa do futebol do planeta. A França sagrou-se bicampeã do mundo e o jovem Mbappé fez história ao marcar gols decisivos com apenas 19 anos. Agora, a bola volta a rolar no Barradão nesta quarta-feira (18/07) quando o EC Vitória enfrenta o último colocado, o Paraná, ás 21h, pelo Campeonato Brasileiro.
Mas se você, amante do futebol, não conseguiu acompanhar 100% o Rubro-Negro baiano por causa da Copa, o Arena fez um resumão para você ficar por dentro de tudo.
As maiores novidades do Barradão são argentinas. São três hermanos contratados pela diretoria do Vitória. O lateral-esquerdo Marcelo Benítez, o volante Marcelo Meli e o atacante do Boca Juniors, Walter Bou. Além destes, vieram o zagueiro Ruan Renato (Áustria Viena), o goleiro João Gabriel (Cianorte – não oficializado, mas já na Toca), o volante Arouca e os atacantes Erick (Braga) e Bruno Gomes (Estoril). O presidente Ricardo David ainda reforçou o sub-23 com o lateral-esquerdo – também argentino – Oswaldo Arroyo e o zagueiro Feliphe Gabriel.
Por falar no presidente, David ainda prometeu a chegada de novos atletas sul-americanos para posições como a de zagueiro e extremo. É esperar para que as contratações vinguem no clube.
Da porta para fora, o Leão despachou Jonatas Belusso e U.Correia para o Coritiba e Denilson e J.Welison para o Atlético-MG. Com isso, o Vitória ganha novas peças para fazer ajustes na equipe e não fazer feio na segunda parte do Campeonato Brasileiro. Agora é com Mancini.
E dentro de campo?
Enquanto a bola rolava sem parar pela Rússia, o Vitória teve uma intertemporada tranquila. Sem os amistosos planejados a priori, o elenco teve folga de 11 dias e retornou aos gramados no final de junho. A maior felicidade veio da alta de vários atletas do Departamento Médico, em especial, Bryan, que passou três meses no DM para tratamento de uma lesão no adutor da coxa direita. Ainda restam por lá Walisson Maia (transição), Rhayner – que, durante a Copa fez duas cirurgias e está fora por aproximadamente seis semanas, e Juninho – que fez uma cirurgia no púbis e ficará mais um mês fora de combate.
Neste intervalo, alguns atletas concederam entrevistas coletivas como Elias, Jeferson, Aderllan, Kanu, Bryan, F.Soutto e L.Marques. Seria um desenho do sistema defensivo para o jogo de quarta? Não sabemos.
E as outras competições?
O que sabemos é que teve jogo sim para o Vitória durante a Copa do Mundo, só que em outras competições. O futebol feminino voltou à elite ao garantir o acesso pela Série A2 da competição nacional, o sub-20 do Leão é o líder da chave C no nacional da categoria e o sub-23 disputa ainda o Brasileirão de Aspirantes (tem 4 pontos em três jogos). Agora, como dizem os argentinos, segui la pelota que vai recomeçar a Série A. Que São Arthêmio e o papa argentino roguem por nós!