Representantes dos clubes da 1ª divisão do Campeonato Baiano se reuniram com a FBF (Federação Baiana de Futebol) para definir a fórmula de disputa do Baianão 2012. O Vitória enviou o diretor de futebol, Beto Silveira, e o gerente de futebol, Newton Drummond, o “Chumbinho”. A competição terá início no dia 18 de janeiro e contará com a participação de Atlético de Alagoinhas, Bahia, Bahia de Feira, Camaçari, Feirense, Fluminense de Feira, Itabuna, Juazeirense, Juazeiro, Serrano, Vitória e Vitória da Conquista.
Em 2012, todos os times jogarão entre si em jogos de ida e volta na fase de classificação. Ao final da primeira fase, os quatro primeiros fazem as semifinais, o 1º x 3º e 2º x 4º. os vencedores disputaram a grande final disputada no dia 13 de maio. Os dois últimos serão rebaixados para a segunda divisão.
A grande novidade será a volta da disputa do 3º lugar, que renderá ao vencedor, uma vaga no Campeonato do Nordeste, em 2013. Os finalistas terão vagas garantidas na Copa do Brasil e no campeonato regional em 2013.
Após o conselho técnico, o diretor de futebol, Beto Silveira falou sobre a fórmula e o objetivo do Vitória na competição. “É uma boa fórmula, o Vitória apoiou integralmente. Se no último ano a fórmula fosse nesse nível dificilmente teríamos perdido o pentacampeonato. O Vitória está satisfeito e vamos nos preparar para ganhar esse campeonato”, afirmou ao site Galáticos Online.
Como já era esperado, Silveira confirmou a pretensão do Vitória em recuperar o título baiano. “É prioridade do Vitória conquistar o título baiano no primeiro semestre”, confirmou em entrevista ao site Galáticos Online.