A emocionante vitória por 2 a 1 diante do Operário-PR, que garantiu a permanência do Vitória na Série B em 2020, foi marcante para Léo Gomes. Ele marcou o gol inicial do jogo em Ponta Grossa, sendo esse o seu primeiro no time profissional do Leão da Barra. Contudo, Léo foi punido com o terceiro cartão amarelo e está fora da partida contra o Coritiba, pela última rodada da segundona. Como está negociado com o Athletico para a próxima temporada, essa foi a última partida do camisa 16 no rubro-negro baiano.
A venda de Léo Gomes foi concretizada desde o mês de maio. O clube paranaense emprestou o volante ao Vitória até o final da Série B. Sabe-se que o Vitória ainda mantém uma porcentagem dos direitos econômicos do meio-campista, podendo faturar com alguma venda no futuro. Os valores da negociação não foram divulgados pelas respectivas diretorias. Envolvidos na transação, o zagueiro Zé Ivaldo e o meia Felipe Gedoz foram emprestados ao Vitória até o fim da Série B.
Léo Gomes já era um desejo antigo do Athletico. Conforme apurado pela equipe de reportagem do Arena Rubro-Negra em dezembro de 2018, o furacão buscava a contratação do atleta, que foi um pedido pessoal de Mauro Celso Petraglia, Presidente do Conselho Deliberativo do Athletico e homem forte do clube. Com a negativa do então presidente Ricardo David, que achou a proposta na ocasião muito baixa, o jogador acionou o Vitória na justiça pedindo a rescisão contratual, onde declarou atrasos nos salários e em direitos de imagem.
Natural de Fortaleza, Leonardo da Silva Gomes tem 22 anos e é formado na base do Vitória. Após atuar no time Sub-23 em 2018, foi observado pelo técnico Paulo Cézar Carpegiani e lançado no time principal. Léo Gomes se firmou no time titular que disputou a Série A daquele ano, atuando em 15 partidas. Com o manto rubro-negro, foram 51 partidas e um gol anotado.