Na manhã deste domingo (31), os sócios com 18 meses ou mais de plano e conselheiros do Vitória, estiveram presentes na AGE que aconteceu na área próxima ao estacionamento, no complexo do Barradão. Duas pautas nortearam a assembleia: reforma do novo Estatuto Social do Clube e a antecipação das eleições gerais.
A AGE foi marcada por muitos embates de ideias, que se concentraram em decidir se haveria ou não a discussão e aprovação da minuta do novo Estatuto. Um grupo era a favor que houvesse a discussão, enquanto outro queria concentrar a AGE na antecipação das eleições. O atual presidente do Deliberativo, Robinson Almeida, que estava presidindo a mesa, optou por atender um dos grupos, maioria na ocasião.
Assim, ficou decidido a aprovação somente da emenda do “dispositivo de transição”, o que autoriza a realização de novas eleições de forma antecipada. Assim, a minuta da reforma não foi discutida, pois na prática, ficou como somente a deliberação da alteração do atual Estatuto, que continua vigente.
Portanto, com a alteração realizada e aprovada em assembleia, ficou decidido que haverá as eleições gerais. A data definida foi 24 de abril da votação. Com segundo turno, caso tenha necessidade, acontecendo no dia 1º de maio, por decisão da maioria dos votantes na AGE, já que muitos queriam turno único.
O segundo turno não se aplica às eleições do Conselho Deliberativo, já que o atual Estatuto já contém a formação do conselho de forma proporcional. Ficou decidido também que as inscrições de chapas para concorrer ao Diretor, Deliberativo e Fiscal serão até o dia 10 de abril, às 14 horas.
Será formada uma Comissão Eleitoral já nesta segunda-feira (1) para receber as inscrições no Barradão e confirmar as candidaturas. No dia 11 de abril, serão sorteados os números dos votos, com representantes das chapas presentes.
Confira abaixo o cronograma do processo eleitoral:
1 de abril: publicação do edital de convocação, formação da Comissão Eleitoral e regimento eleitoral
10 de abril: fim do prazo de inscrição das chapas (até às 14h) e publicação das chapas candidatas após análise da Comissão Eleitoral
11 de abril: sorteio dos números dos votos
12 de abril: prazo final para impugnação de candidatos
13 de abril: prazo final para notificação das impugnações por parte da Comissão Eleitoral
15 de abril: prazo final para defesa das impugnações
16 de abril: prazo final para decisão das impugnações e homologação final das chapas inscritas
24 de abril: eleições gerais para os Conselhos Diretor, Deliberativo e Fiscal
1 de maio: segundo turno para eleições do Conselho Diretor e/ou Fiscal