Nascido a partir de um sentimento patriótico em 13 de maio de 1899, o Vitória por pouco não adotou o verde e amarelo como suas cores primárias. Os jovens fundadores optara por homenagear o Corredor da Victoria, e assim o Club de Cricket Victoria foi fundado. Dando início ao quadro que a partir de 1901 seria o pioneiro dos desportos na Bahia, incluindo o futebol.
O Vitória que fora criado para enfrentar os ingleses ainda no cricket, se estendeu para o futebol no início do século posterior. O estudante Zuza Ferreira foi quem trouxe a modalidade para a Boa Terra, e nela o Vitória faria seu primeiro jogo contra o Internacional-BA, um time escrete preenchido dos navios que atracavam nas docas soteropolitanas. Nesse primeiro contato, um triunfo por 3 a 2 sob os atletas ingleses, e os enfrentamentos com estrangeiros não pararam por aí.
Já envergando o manto rubro-negro e com a alcunha de Leão da Barra, em 07 de junho de 1903, o Vitória representando um combinado brasileiro enfrentou um combinado inglês e as duas equipes empataram em 1 a 1. 21 dias depois outro jogos entre os dois combinados viria a ocorrer novamente e dessa vez, o Vitória venceria por 3 a 0. Já em 30 de agosto do mesmo ano o Vitória formaria um combinado com o Internacional, que juntos venceram um combinado norte-americano por 2 a 0. Dali em diante, o time vermelho e preto só viria a jogar novamente com uma equipe estrangeira em 1936.
O nome que deu organização a esses confrontos no início do século XX foi Álvaro Tarquínio. O atleta, além de prócer rubro-negro durante os amistosos, também participou dos elencos que viriam a conquistar as primeiras taças do clube no futebol em 1907 com o segundo quadro do baiano, e em 1908 e 1909, as duas primeiras conquistas estaduais do clube.
Ficha dos jogos:
7/6/1903: Combinado Brasileiro (Vitória) 0 x 0 Combinado Inglês
Local: Campo dos Mártires
Árbitro: R. Steel (Inglaterra)
Time do combinado brasileiro: Luiz Tarquínio Filho, Álvaro Tarquínio e Artur Morais; Pedro Ferreira, Alberto Martins Catharino e Z. Nova Monteiro., J. Nova Monteiro, Agenor Gordilho, José Ferreira Filho, Juvenal Tarquínio e Augusto Carvalho.
28/6/1903: Combinado Brasileiro (Vitória) 3 x 0 Combinado Inglês
Local: Campo dos Mártires
Árbitro: J. Teixeira (Brasil)
ime do combinado brasileiro: Luiz Tarquínio Filho, Álvaro Tarquínio e Artur Morais; Pedro Ferreira, Alberto Martins Catharino e Z. Nova Monteiro., J. Nova Monteiro, Agenor Gordilho, José Ferreira Filho, Juvenal Tarquínio e Euclides Almeida.
Gols: Juvenal Tarquínio (2)
30/8/1903: Combinado Victoria/Internacional 2 x 0 Combinado Norte-americano
Local: Campo dos Mártires
Árbitro: R. Steel (Inglaterra)
Combinado Brasileiro: Orr, Artur Morais e Terry Morrel; Alberto Martins Catharino, Douglas McNair e Rob McNair; Euclides Almeida, Juvenal Tarquínio, Álvaro Tarquínio, Tomlenson e Arnaldo Moreira.
Gols: Álvaro Tarquínio e Artur Morais