Início Artigos Um ano para servir de lição e não repetir os mesmos erros

Um ano para servir de lição e não repetir os mesmos erros

21

Finalmente acabou o tenebroso ano de 2019 para o Esporte Clube Vitória!

Uma temporada onde praticamente nada deu certo para o clube. Uma temporada onde presenciamos mais uma troca de presidente, que se mostrou extremamente necessária diante das condições as quais o clube vinha sendo gerido.

Uma temporada onde o planejamento inicial era dar tempo de jogo ao time sub-23 no Campeonato Baiano, mas a ideia foi abandonada após dois empates pela Copa do Nordeste (ainda não entendi isso). Uma eliminação precoce na Copa do Brasil em meio a declarações do então treinador na época Marcelo Chamusca de que tudo ainda poderia se resolver.

Então veio a queda no Campeonato Baiano. O Vitória estava praticamente garantido. Um empate poderia levar o rubro-negro à semifinal, mas a equipe perdeu em casa para o já eliminado Fluminense de Feira e deu mais um vexame.

Mãos na cabeça e decepção. Uma cena comum na torcida do Vitória em 2019 (Foto: Victor Ferreira / EC Vitória)

A classificação na Copa do Nordeste foi sem graça. Uma campanha com ZERO vitórias, sete empates e uma derrota. Apenas para levar uma goleada nas quartas de final da equipe que viria a ser campeã do torneio, o Fortaleza.

Tudo se encaminhava para uma Série B difícil, o que aconteceu na prática. Lanterna, várias rodadas no Z4, derrotas improváveis para equipes tecnicamente ainda mais fracas. Muito sofrimento. O alívio só veio na penúltima rodada, com a vitória em cima do Operário, fora de casa, e a certeza da permanência.

Foto: Pietro Carpi / EC Vitória

Mas comemorar ficar na Série B é muito pouco para um time do tamanho e com a torcida que tem o Vitória. Fiz questão de relembrar esses pontos para refutar o argumento de que esse foi um ano para esquecer. Em termos de resultados, tudo bem. Mas é preciso lembrar de 2019, extrair suas lições e jamais voltar a repetir tão asqueroso desempenho.

A gestão atual, comandada por Paulo Carneiro, tem acertos e erros, mas pode sim fazer a equipe trilhar um futuro mais positivo. Ainda que muitas vezes as declarações do presidente não sejam felizes. Acredito em “falar menos e trabalhar mais”. Não podemos negar os esforços para reduzir a folha salarial e os gastos mensais do clube, que vive profunda crise financeira.

Cabe a nós, torcedores, estarmos atentos a cada passo que o Vitória der daqui para frente. Juntos podemos ajudar o nosso clube a crescer ainda mais, a se reerguer. E é isso que eu sei que o Vitória vai fazer. Aprendendo com os erros e assumindo que não se pode esquecer o terrível ano de 2019, não há dúvidas de que voltaremos mais fortes.


Deixe sua opinião