No ano de 1972 a CBD (Confederação Brasileira de Desportos) criou o Campeonato Brasileiro de Dentes de Leite. O torneio foi feito com o intuito de estimular a competição entre as categorias de base dos clubes do país. No triangular final, o Vitória teve pela frente o Flamengo e o Santos e acabou sendo o campeão.
A taça ganhou o nome de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que até então havia conquistado três copas pela seleção e defendia Alvinegro Praiano no time profissional. Para o certame nacional, o Vitória contou em seu elenco com: Arizio, Careca, Roca, Celi, Argemiro, Gustinho, Valquírio, Badinho, Dau, Zé Júlio, Marquinho, Nilo, Luiz, Nelinho, Chico, Esparrela e Zé da Gaita.
Um dos grandes destaques do Leãozinho na competição foi Zé Júlio. O mesmo fez o gol do título contra o Santos, 1 a 0, e anos mais tarde viria a jogar pelo time profissional do rubro-negro. Outro atleta mirim que chegaria ao futebol profissional foi Queirós. Mas naquela tarde – prévia de Vitória 1 x 0 Santos – foi o capitão Careca quem levantou a taça, entregue pelo Rei Pelé.