Na noite desta terça-feira (27), o Universo/Vitória foi até o Rio de Janeiro e enfrentou a equipe do Flamengo, pela última rodada da primeira fase do NBB 2017/2018. A partida realizada na Arena Carioca teve como vencedores os cariocas, 89 x 75, conquistando a liderança do certame. Mesmo com a derrota, o Leão está nos playoff’s.
O JOGO
A Constelação de Leão começou muito mal a partida, chegando a ficar 15 pontos atrás no placar e sem esboçar nenhuma reação. O primeiro tempo (primeiro e segundo quarto) foi amplamente dominado pelo Flamengo, com destaque pro ala Marquinhos e o pivô Anderson Varejão. O ala-pivô do Universo/Vitória, Matt Shaw, era o único que acertava e chegou a fazer 10 pontos dos 12 que o time tinha feito no primeiro quarto.
Já no segundo tempo (terceiro e último quarto) o Universo/Vitória veio com postura totalmente diferente e enfrentando os cariocas de igual pra igual. A diferença chegou a cair para sete pontos, dois jogadores foram cruciais para esse crescimento: o armador Kenny Dawkins e o pivô Douglas Kurtz. No terceiro quarto, o rubro-negro baiano fez 10 pontos a mais que os cariocas.
O último quarto ficou mais equilibrado, com o Flamengo administrando a vantagem no placar, apesar da força que o Universo/Vitória impôs, deixando o ritmo de jogo bastante intenso e com muitas cestas dos dois lados. No fim, vitória carioca, porém com a derrota, o Universo/Vitória comemorou a reação durante a partida.
DESTAQUES
O pivô Douglas Kurtz alcançou o duplo-duplo na partida, anotando 10 pontos e pegando incríveis 13 rebotes. O armador Kenny Dawkins anotou 17 pontos e deu cinco assistências. O ala-pivô Matt Shaw também teve destaque com seus 15 pontos, quatro rebotes e uma assistência.
PRÓXIMO CONFRONTO
Com a derrota, o Universo/Vitória terminou a fase em oitavo lugar. Agora, aguarda a partida entre Pinheiros e Mogi que foi adiada e será realizada nesta quinta-feira (29). Caso o clube paulista vença, o Universo/Vitória enfrentará o Minas Tênis Clube que terminou na nona posição, mas caso o Pinheiro saia derrotado, aí o adversário rubro-negro serão os próprios paulistas.
As datas e horários das partidas dos playoff’s ainda serão definidas, mas o Universo/Vitória já sabe que terá o mando de quadra nas partidas, ou seja, os confrontos serão disputados no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras.